CORONAVÍRUS

Secretário de Saúde de Candiota diz ser impossível aplicação de vacina fora da validade

Em reportagem publicada no início da tarde desta sexta-feira (2) pela versão online do jornal Folha de S.Paulo, é denunciado que quase 26 mil doses de vacinas Astrazeneca contra a Covid-19 foram aplicadas fora da validade. Essas doses foram distribuídas pelo governo federal entre janeiro e março deste ano. Essas doses teriam sido aplicadas em 1.532 municípios.

Na lista apresentada pelo jornal constam doses aplicadas na região, em Candiota e Bagé. Os demais municípios não aparecem. São quatro doses do lote 4120Z005, que teriam sido aplicadas no dia 14 de abril no posto de saúde da João Emílio, em Candiota. Outras duas doses do mesmo lote teriam aplicadas no mesmo dia na UBS ESF da Vila Gaúcha e Centro de Saúde Camilo Gomes, em Bagé. Ainda na lista consta uma dose do lote CTMAV520, aplicada no dia 31 de maio na UBS ESF Malafaia, em Bagé.

Em conversa com o secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes, o Bibi, ele disse que é impossível ter sido aplicadas doses deste lote fora da validade. Segundo ele, este lote foi recebido pelo município em janeiro e as doses aplicadas em menos de 24h, sendo que elas tinham validade até 14 de abril. “Outra situação impossível é ser apenas quatro doses. Isso é menos de um frasco e nunca deixamos de aplicar todas as doses. Estamos apurando a situação, mas podemos garantir que ninguém recebeu dose vencida. Pode ser um erro de digitação, o que também não acreditamos, ou erro no sistema do Ministério da Saúde”, disse.

O jornal ainda não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde de Bagé.

Comentários do Facebook