RECICLAGEM EM PINHEIRO
Com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon (PT), a Prefeitura de Pinheiro Machado adquiriu e entregou esta semana uma demanda há muito solicitada pela Associação Pinheirense de Trabalhadores com Recicláveis – Reciclando para Viver. A entidade faz um trabalho exemplar e tinha dificuldades para o recolhimento de material reciclado na cidade, justamente por não ter um transporte próprio. Agora passa contar com um caminhão leve 0Km Ford Transit Chassi, com capacidade de carga de até 2,6 mil quilos (foto).
TEM ELEIÇÕES EM 2024
Depois da cogitação, inclusive por parte do governador Eduardo Leite (PSDB) de adiar as eleições municipais de 2024 no RS, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), já se pronunciou oficialmente por meio do seu presidente, o desembargador Voltaire de Lima Moraes. Na sua posse esta semana, ele garantiu que a Justiça Eleitoral “não trabalha” com a possibilidade de adiamento ou mudança nas eleições. Apesar disso, reconheceu que a disputa deverá demandar um trabalho maior. Com 80% dos municípios gaúchos afetados, caberá à Justiça Eleitoral o trabalho de organizar o pleito, incluindo a troca ou reavaliação das secções eleitorais, ou a substituição de uma série de urnas que foram afetadas, por exemplo. O desembargador afirmou que o empenho deverá ser redobrado. “Vai ser uma eleição normal? Espero que sim, mas vai nos dar mais trabalho”, salientou.
JUVENTUDE RURAL
Na próxima terça-feira (28), acontece no salão Cristo Rei, na Trigolândia, em Hulha Negra, o primeiro dia do Seminário para a Juventude Rural; Novos conhecimentos para a sucessão familiar. O evento surgiu através da escola Manoel Lucas de Oliveira e Emater de Hulha Negra, visando repassar conhecimento aos jovens sobre o cotidiano nas propriedades rurais, bem como direitos e deveres. O seminário terá início às 8h20 e contará com duas palestras, uma com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, Milton Brasil, que falará sobre o direito previdenciário; e outra com o engenheiro agrônomo da Emater Regional Bagé, Guilherme Zorzi que falará sobre as doenças nas lavouras. Uma segunda data terá como palestrantes a delegada da Receita Estadual, Clarissa Curra, e a veterinária da Inspetoria Estadual Daniele Ricardo.
USINA DE CANDIOTA
A Usina de Candiota passa por uma parada de rotina neste momento e o retorno da operação está previsto para as próximas semanas.
DISPUTA EM CANDIOTA
Além da disputa natural para saber quem será o próximo prefeito de Candiota, em termos de Legislativo tem uma quase que particular em saber quem fará mais votos. A ‘querela’ se dá internamente no MDB entre os atuais vereadores Gildo Feijó (que preside a Câmara) e Fabrício Moraes, o Bibi (ex-secretário de Saúde e atual líder do governo).
DISPUTA EM CANDIOTA 2
Gildo foi o mais votado nas últimas eleições com 458 votos e Fabrício fez a quarta maior votação com 259 – Ataídes da Silva pelo PT e hoje MDB foi o segundo com 311 e Luana Vais (PT) foi a terceira colocada com 274 votos. Há quem diga que para além da eleição da Câmara, os olhos de Gildo e Fabrício já estejam também nas eleições de 2028.
EM PAUTA
* A questão das estradas rurais na região é um problema que parece não ter fim e que não sai da pauta nunca. A possibilidade da Rodovia Transcampesina é um alento neste sentido.
* Como não poderia ser diferente, o grande assunto segue sendo a catástrofe climática. Mas aos poucos as eleições vão voltando à cena.
* Com a retirada do projeto de Transição Enegética Justa (TEJ) pelo senador Paulo Paim (PT), a Comissão do Carvão voltou a se articular com mais intensidade.
FECHAMENTO DE EDIÇÃO
* O pré-candidato a vice-prefeito pelo PDT, o produtor rural Lucas Nunes, está bastante empolgado com a chamada terceira via em Candiota.
* O PSB de Candiota, que forma a Frente de Oposição junto com o PT, filiou recentemente o ex-vereador e que foi integrante da Comissão de Emancipação do município, Jadir Netto Simões, o Zeca Ferro. Ele estava no MDB. PT e PSB seguem se reunindo e debatendo as eleições 2024.
* Ainda não se sabe quem será o nome da oposição em Pedras Altas.