Papo de Redação- 9 a 13/MAR/2023

COMISSÃO EM CANDIOTA

Foi criada esta semana na Câmara de Candiota, uma comissão temporária para acompanhar a aplicação dos recursos de qualquer esfera de governo no combate á estiagem. A proposição foi do vereador Guilherme Barão (PDT), que integra a comissão, juntamente com os vereadores Danilo Gonçalves (PT), Dinossane Pech (PTB) e Hulda Alves (MDB), englobando todos os partidos com assento no Legislativo.

MÁSCARAS NO PA 24h DE CANDIOTA

Em reunião realizada esta semana, entre o gerente Administrativo do Pronto Atendimento 24h de Candiota, Deivid Blanck e os responsáveis técnicos, médico Alexandre Zanúncio e enfermeira Maiara Braga, foi definido que o uso de máscaras no interior da unidade de saúde a partir de agora não é mais obrigatório, tanto para funcionários como para pacientes e usuários. Assim, o uso fica facultativo. Segundo Deivid, a decisão é baseada nos protocolos sanitários vigentes, pois a pandemia de Covid-19 está sob controle. Na foto, a direção da unidade e parte dos funcionários da instituição, que tem como mantenedora a Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy.

LEITO HUMANIZADO EM PINHEIRO

Já começaram as reformas e o recebimento dos móveis e equipamentos para a implantação do primeiro quarto humanizado do Hospital de Pinheiro Machado, que tem como mantenedora a Associação Assistencial Pinheirense (AAS). O projeto, segundo a direção do Hospital, foi idealizado pelo vereador Éliton Rodrigues (MDB) e apresentado ao programa Juntos pelo Bem, do Sicredi Liberdade (antido Sicredi Fronteira Sul). Conforme a programação, o Hospital também entra com uma contrapartida para que o projeto se concretize.

SECRETÁRIO EM CANDIOTA


Ele não confirma a informação, mas nos bastidores é dada como certa a ida do vereador Dinossane Pech (PTB) para a Secretaria Geral de Governo de Candiota, que era ocupada pelo ex-vereador bageense Graciano Pereira. Como o titular da cadeira petebista é o atual secretário de Assistência e Inclusão Social, Léo Lopes, Dino havia assumido porque é o primeiro suplente. Caso se confirme sua ida para o governo, quem assume na Câmara é o segundo suplente Fabiano Aquere.

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PINHEIRO

Está marcado para a próxima segunda-feira (13), às 18h30, na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Pinheiro Machado, uma audiência pública para tratar sobre mudanças no trânsito. Conforme o vereador Fabrício Costa (PSB), da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e do Trânsito Seguro, trata-se de uma oportunidade para a população se posicionar diante de um tema sempre tão falado e que há tempos requer providências. Entre os assuntos da pauta, a possibilidade de mão única em algumas ruas será discutida.

PROJETO DE LEI EM PINHEIRO

Foi aprovado, durante a sessão ordinária desta semana, o projeto de lei (PL) 08/2023, que concede isenção e desconto do Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) aos produtores rurais que tenham acessado programas do governo federal ou estadual exclusivamente para aquisição de terras.

POLÊMICA EM BAGÉ

Em contato com o TP, o vereador Lelinho Lopes (PT) disse que vai processar o prefeito Divaldo Lara (PTB), por, segundo ele, ter lhe ofendido. “Recebi alguns ataques pessoais por parte do prefeito e sobre esse assunto, por ele não ter imunidade parlamentar, estarei processando o mesmo”, promete Lelinho, em mensagem enviada ao jornal.

POLÊMICA EM BAGÉ 2

A polêmica começou quando o prefeito levou para a tribuna da Câmara, na sessão de abertura do ano Legislativo na última sexta-feira (3), a sugestão de que os cinco vereadores da oposição deveriam fazer teste toxicológico. Na ocasião, Divaldo levou uma enfermeira e cinco testes – exatamente o número de vereadores que lhe fazem mais oposição – quatro do PT e uma vereadora do PSB. “Ele criou uma cortina de fumaça para desviar o assunto e não debater os problemas da cidade de Bagé, que está abandonada. A bancada de oposição não se negou a fazer o teste toxicológico, mas entendemos que foi uma atitude que não compete ao prefeito, que insinuou que usávamos drogas. Queremos fazer um debate sério para discutir a cidade, as pessoas não aguentam esse tipo de política. O prefeito está brincando com o povo, isso não é digno de confiança”, disse Lelinho, que ainda assinalou que o prefeito apresentou na tribuna do Legislativo, um exame do ano de 2020, que não tem mais validade. “Postou na rede social e depois que foi denunciado que era de 2020, ele apagou e no mesmo dia postou novamente se retratando dizendo que é antigo, mas que já estaria fazendo novos exames”, afirmou, lembrando que Divaldo está inelegível por uma condenação na Justiça Eleitoral e que responde a outros 13 processos.

POLÊMICA EM BAGÉ 3

Em contato com a assessoria do prefeito Divaldo, que está em a viagem a Brasília, ele disse que no momento seu foco é outro e que o vereador busque os meios que achar. “Nesse momento, meus esforços estão dedicados ao abastecimento da cidade e a sua grave falta hídrica. Estamos com 7 metros abaixo do nível normal na nossa principal barragem. Com relação à posição do vereador, que ele proceda da maneira que achar melhor. Para alguns a verdade é considerada uma ofensa”, rebateu.

POLÊMICA EM BAGÉ 4

Numa longa reportagem veiculada pelo portal G1, é citado um vídeo divulgado por Divaldo, onde ele destaca que quem não deve não teme. “Em Bagé, alguns vereadores esquerdistas se sentiram coagidos, se sentiram ofendidos e também constrangidos. Isso tudo porque, ao visitar a Câmara, levei meu exame toxicológico e convidei todos os parlamentares a também fazerem o exame. Ora, quem não deve não teme. Diversos profissionais e atividades precisam fazer esse exame para o exercício do seu cargo”, diz o prefeito. Na mesma reportagem do G1, o presidente da Câmara, Rodrigo Ferraz (União Brasil), disse que acha válida a demanda do prefeito, já que o município está passando pelo que classificou como “epidemia” de drogas, e os vereadores “precisam dar exemplo”, assim como profissionais de outras áreas que realizam esse exame, citando o caso de motoristas. Lelinho já se submeteu ao teste na própria Câmara na última sexta e também fez outro em laboratório particular como contraprova.

MÊS DA MULHER EM HULHA NEGRA

Na última quarta-feira (8), a Prefeitura de Hulha Negra por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou o encontro com as mulheres que fazem parte dos grupos e oficinas do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O evento foi realizado no complexo do CRAS, alusivo ao mês da mulher. Na próxima segunda-feira (13), haverá palestra musical com o tema denominado A Arte do Cuidado no Cotidiano, a partir das 15h no assentamento Meia Água (Coopaul). Já na terça-feira (14), a palestra será realizada no CRAS, a partir das 15h. Além disso, as atividades se estendem até o próximo dia 30, com o dia da beleza que também acontecerá no CRAS a partir das 15h.

Comentários do Facebook