
Último evento aconteceu em 2019 Foto: Arquivo TP
Na sessão ordinária da última segunda-feira (4), uma das pautas levantadas pelos vereadores e vereadoras foi o evento Colônia em Festa que não é realizado desde 2019 em Candiota. Foi realizado um comparativo com a valorização do colono no município de Hulha Negra que no último fim de semana teve a maior festa do município retomada, a Semana do Colono.
A vereadora Luana Vais (PT) usou a tribuna para parabenizar o prefeito de Hulha negra, Fernando Campani e equipe pela maravilhosa festa, lembrando que há cinco anos não acontece o Colônia em Festa em Candiota. “Lá na festa de Hulha Negra em passava um filme na cabeça, fiquei torcendo para que Candiota não se torne a cidade do tinha”.
Na sequência, a vereadora Hulda Alves (MDB) disse que preferia comentar o que se tem em Candiota, como as agroindústrias de vinho que estavam expondo na Festa do Colono de Hulha Negra e daqui há alguns dias estarão na Expointer.
O próximo a falar sobre o tema foi o vereador Ataídes da Silva (MDB), que disse que uma festividade para os colonos em Candiota faz falta e que já falou com o prefeito Luiz Carlos Folador sobre o assunto. “O prefeito me disse que ano que vem nós vamos ter a festa do colono (Colônia em Festa). Estou fazendo um documento para que a festa ocorra sempre aqui no município, como acontece em Hulha Negra. Acredito no prefeito e vou lutar por isso. Peço que os amigos, os vereadores ajudem a população para que tenhamos a festa, que eles tragam seus produtos para vender e mostrar o que a gente produz no interior, pois não adianta produzir tanta coisa e ter que sair para vender, mostrar em outro município”.
O vereador Léo Lopes (PSDB) disse que acompanhou que a festa em Hulha Negra foi um sucesso e lamentou não acontecer mais a festa de Candiota. “Pena que não temos mais festas desse porte aqui no nosso município, temos estrutura, temos gente, temos trabalhadores da área aqui na nossa comunidade que podem fomentar feiras e eventos como esse. Fico entristecido com as coisas que tínhamos e não temos mais. Não é porque somos da base de governo que a gente não vai trazer à tona e debater aquilo que a gente realmente quer que tenha no nosso município”, destacou Léo, ressaltando que se trata de renda, cultura e lazer, convidando os demais vereadores para debater.
A vereadora Luana falou novamente sobre o tema ao pedir o artigo 25. “Fica indignada de ver os nossos produtores lá na Hulha expondo e não tem um espaço aqui em Candiota pra expor, uma festa aqui pra expor, porque a gente tem que começar em casa. A organização a gente começa na nossa casa e aqui no nosso município a gente não está tendo”, argumentou a vereadora ainda acrescentando que as agroindústrias de suco e de uva não estão conseguindo fornecer para a merenda escolar do município e que o suco utilizado é de caixinha.
Retornando a tribuna ao também pedir o artigo 25, a vereadora Hulda Alves disse que já ocorreu uma reunião com o prefeito para cobrar a retomada da festa. “Quando Diego Lima era secretário de Cultura fizemos uma reunião preparatória sobre isso. Temos cobrado, mas ‘goela abaixo’ ninguém consegue fazer, a não ser que a gente organize e faça alguma coisa como Emater, como já temos conversado em fazer e chamar o governo para parceria”, expôs.
Já sobre as agroindústrias, a vereadora afirmou que elas não participaram da licitação do município, mas que estão vendendo os produtos para o Estado.
Por fim, o vereador Gildo Feijó (MDB), usando o mesmo espaço disse ser justa a retomada do Colônia em Festa em Candiota. “Temos em Cadiota cerca de 32 assentamentos, produzindo, trabalhando, passando necessidade, passando trabalho, e quer coisa melhor que possa ter uma confraternização no dia deles. Eu acho que isso está maduro, vamos todos nós nove vereadores conversar com prefeito. Não é a Emater que tem que fazer a festa, a Emater tem que participar, mas quem tem que fazer a festa é o poder Executivo. Já foi feita várias vezes, sabemos como fazer. Nossa população é carente de diversão e é necessário para a saúde mental”.
COLÔNIA EM FESTA
A 5ª e última edição do Colônia em Festa aconteceu nos dias 27 e 28 de julho de 2019, recebendo mais de três mil pessoas no ginásio da comunidade Santa Izabel, interior de Candiota. Na ocasião, o público pôde prestigiar atrações como a final do futsal, os produtos expostos pelas feirantes do município, a escolha da nova corte da festa, shows musicais entre outras atrações. Foram soberanas em 2019 as jovens Francine Castro (rainha), Tânia Libertad (1ª princesa) e Ana Paula Oliveira (2ª princesa). O evento também contou com Culto Ecumênico, apresentação de talentos, almoço, Gincana Colonial e Café Colonial, servido para mais de 200 pessoas. Ainda, aconteceu o bingo colonial, a entrega da premiação e a homenagem ao Colono e Motorista. A festa foi encerrada com a apresentação do circuito Dandô.
EVENTO SIMILAR
Sobre a realização da festividade em Candiota, ao TP, o prefeito Folador afirmou que está tratando o assunto para realizar uma atividade semelhante em 2026. “Já começamos as tratativas. Estamos à disposição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural de Candiota, da Emater, da Embrapa, das cooperativas, bancos, entidades que queiram participar para que a gente possa, no ano que vem, numa data correta, poder realizar uma atividade similar aqui no nosso município”, disse Folador.
O prefeito também relembrou das riquezas encontradas em Candiota através do campo. “Temos aqui cerca de 26 assentamentos da reforma agrária, uma produção de sucos de uva, de vinhos, derivados, azeite de oliva, temos o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, para agora legalizar as agroindústrias de frangos, de ovos, de queijos, dos derivados do leite. Temos a bacia leiteira sendo fortalecida, ovinocultura e pecuária de corte com muitos produtores premiados”, lembrou.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO