
Prefeito Folador acompanhou o grupo, que debate a construção de um programa municipal para viabilizar a produção da fruta Foto: Divulgação
Com o objetivo de dar continuidade a construção de um programa municipal para incentivar e organizar a produção de noz-pecã em Candiota, um grupo formado por produtores, técnicos, autoridades e pessoas interessadas na nova cultura, esteve esta semana em Cachoeira do Sul, no centro de Estado, visitando as instalações da empresa Divinut – que é a maior produtora da fruta no hemifério sul do planeta, além de ser dona da maior planta industrial de beneficiamento nesta região do mundo.
Segundo explicou ao TP o produtor de noz pecâ e ex-vereador de Candiota, Artemio Parcianello, a visita foi na perspectiva de conhecimento e construção de consciência do que é produção e ampliação do número de produtores. “Sempre dentro de uma lógica de incluir mais pessoas no processo e transformar a noz-pecã numa alternativa econômica viável para o município”, assinala.
O prefeito Luiz Carlos Folador acompanhou o grupo de cerca de 40 pessoas, que também foi integrado pelo secretário de Educação, Michel Feijó e pelo diretor da escola muncipal Santa Izabel, Alex Pellenberg. Técnicos da Emater regional e também do escritório de Candiota acompanharam a visita. “A ideia é fazer com que os produtores cada vez mais entendam da atividade, sua potencialidade, seus limites, enfim, a lógica de médio e longo prazo, bem como a perspectiva comercial, o que ela pode rentabilizar. A visita pode mostrar in loco uma empresa funcionando.
A Divinut já está há 25 anos trabalhando na área e eles já exportam para Canadá, Estados Unidos, China, enfim, para diversos países”, pontua Artemio.
A EMPRESA
A Divinut é a maior produtora de noz-pecã do Hemisfério Sul e é também a detentora do maior viveiro de nogueiras-pecã em raiz embalada do mundo. A empresa é pioneira em seu setor, tendo sido reconhecida com o Prêmio Exportação RS pelo segundo ano consecutivo, como o maior processo de noz-pecã da América do Sul.
Atualmente, a empresa conta com quatro mil produtores parceiros em 600 municípios do Sul do Brasil, sendo a grande maioria proveniente da agricultura familiar. Possui o maior viveiro de mudas com raízes embaladas do mundo, com 400 mil mudas em área coberta.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO