
Auditores fiscais estiveram na unidade na última segunda-feira (7) Foto: Cristina Gonzales/Especial TP
A pedido de três entidades sindicais, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), o Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil (Intersul) e o Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), auditores fiscais do trabalho (AFT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizaram nesta segunda-feira (7), uma fiscalização nas dependências da Usina de Candiota (Fase C), pertencente a CGT Eletrosul.
A ação ocorre justamente após um acidente no pátio da unidade com um caminhão carregado de cal ,que felizmente não feriu ninguém com gravidade. O caso ainda está em investigação interna. “Com a mudança da concepção no Brasil, agora com um olhar mais atento aos trabalhadores, o governo federal, através do MTE, passou a estar mais fiscalizador às necessidades dos trabalhadores e às suas condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho”, salientou a diretora do Senergisul, Cristina Gonzales, que na oportunidade da fiscalização representou as três entidades sindicais.
Segundo documento enviado ao TP pelas entidades sindicais foi registrado situações com problemas de segurança no trabalho. Conforme consta na divulgação “foi caracterizada a grave condição na execução da atividade de inspeção e operação na tomada d’água, pela realização de trabalho individual, descumprindo a NR10 (Norma Regulamentadora), pois o operador realiza a tarefa sozinho”. Também foi determinado a adequação do posto de trabalho de vigias das bacias de sedimentação. Ainda a empresa foi notificada a apresentar outros documentos sobre a gestão de segurança e saúde. “Os sindicatos continuarão atentos e acompanhando todo este processo para que realmente as medidas protetivas que prevêem condições de trabalho para todos os trabalhadores sejam atendidas”, pondera Cristina.
CGT ELETROSUL
A Assessoria de Comunicação da CGT Eletrobras, atendendo pedido do TP, confirmou que a empresa recebeu uma equipe de auditores do MTE para a realização de fiscalização de rotina. “Durante a vistoria, os auditores percorreram as instalações da UTE Candiota, verificaram normativos e regulamentos referentes à segurança do trabalho. A Eletrobras CGT Eletrosul reafirma seu compromisso com a saúde e segurança dos colaboradores próprios e terceiros, uma prioridade inegociável nas operações de nossas instalações. Em linha com a nossa política de saúde e segurança do trabalho, conduzimos nossas atividades sempre em conformidade e em estrita observância da legislação vigente”, conclui a nota enviada ao jornal.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*
Comentários do Facebook