EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abertura da Semana do Meio Ambiente de Candiota aconteceu nesta quarta-feira

Durante a solenidade, foi lançado oficialmente o projeto “Candiota Sustentável”

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

No ato, as autoridades reforçaram a importância
da educação ambiental Foto: Gislene Farion TP

Candiota aproveitou esta quarta-feira (5) para comemorar o Dia Mundial do Meio Am­biente e dar início a abertura da programação especial em alusão à data. De acordo com a comissão organiza­dora, a Semana Municipal de Meio Ambiente visa promover um espaço para discussão e reflexão sobre as problemáticas ambien­tais nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Até esta sexta-feira (7) serão apre­sentadas palestras, oficinas práticas, cinema, trilhas e apresentações artísticas.

A cerimônia, que reuniu estudantes e profes­sores no Ginásio Dario Las­sance, contou ainda com a presença do prefeito Adria­no dos Santos; do represen­tante do poder Legislativo, Fabrício Moraes (MDB); da secretária de Meio Am­biente de Candiota, Cristia­ne Cechini; do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Humberto Alves; bem como do geren­te de operação da empresa Copelmi Mineração, Nelson Kadel.

Para o gestor candio­tense, promover atividades que atentam para a preser­vação do meio ambiente e o desenvolvimento sus­tentável é peça-chave para garantir um futuro de qua­lidade. “Acredito que não seria tão brilhante a Semana do Meio Ambiente se nós não conseguíssemos mobi­lizar esse grupo, junto aos professores realizam esse importante debate, que vai formar consciência, levar o exemplo para casa e mostrar a importância da educação ambiental que são os nossos meninos e meninas”, disse Adriano.

Nelson Kadel (E) e Rafael Goelzer lançaram
o projeto “Candiota Sustentável” Foto: Gislene Farion TP

CANDIOTA SUSTENTÁ­VEL – Na oportunidade, Nelson Kadel, da Copelmi, acompanhado do diretor de relacionamento com o mercado da Quinta da Es­tância, Rafael Goelzer, lan­çaram oficialmente o projeto “Candiota Sustentável, um aprendizado vivencial”. A escola com melhor desem­penho nas atividades será agraciada com um passeio na Quinta da Estância, em Viamão, com alimentação, atividades educacionais e troféu.

Segundo Rafael, o objetivo é a sensibiliza­ção e a conscientização das comunidades escolares, abordando questões ambien­tais, visando uma educação voltada para a sustentabili­dade. “Vamos trabalhar com todas as escolas de Candio­ta, municipais e estaduais, realizando um total de 80 oficinas e 20 saídas técnicas. Para isso, contamos com a participação das crianças para pensar e agir de modo a fazer a diferença. Isso tudo é para que eles entendam que somos todos protagonistas na questão ambiental”, des­tacou.

Para Nelson, respon­sável pelo projeto, a pro­posta é o resumo de tudo o que acreditam e voltada às preocupações com o meio ambiente. “Esse projeto foi feito para as crianças e pensado nelas para que possam ser agentes transfor­madores do futuro. É assim que vamos poder criar uma Candiota mais sustentável”, disse. Conforme informa­ram, esse é o primeiro pro­jeto de Educação Ambiental do Brasil já adaptado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que as escolas terão que implantar a partir do próximo ano.

GINCANA – Durante a ceri­mônia de abertura, o público conheceu a escola vencedo­ra da gincana estudantil pro­posta pela comissão organi­zadora da Semana do Meio Ambiente – com mais pontos alcançados, a Escolinha Gente Inocente garantiu o 1º lugar da competição. Para levar o prêmio e o troféu, os alunos foram desafiados a arrecadar o maior número de garrafas pet e tampinhas.

A Escolinha Gente Inocente foi a campeã da gincana Foto: Gislene Farion TP

Conforme contou a secretária de Meio Ambien­te, Cristiane Cechini, a par­ceria com o Gabinete da Pri­meira Dama e as Secretarias de Educação e Assistência Social, visa conscientizar para um trabalho de recicla­gem. “As pets que foram co­lhidas pelas escolas vão ser transformadas e utilizadas para a decoração natalina nas ruas da nossa cidade. Todos vamos poder ver, lá no fim do ano, o resultado desse grande trabalho em equipe”.

Ainda segundo Cris­tiane, realmente o destaque foi a comunidade escolar que se mostrou engajada na tarefa proposta pela organi­zação do evento. “Pensamos essas atividades baseadas justamente nas escolas por­que as crianças são os mul­tiplicadores de ideias. As escolas são bem parceiras e se engajaram maciçamente na nossa ideia”, finalizou.

 RESULTADO DA GINCANA

1º lugar – Escolinha Gente Inocente
2º lugar – Escolinha Gente Feliz
3º lugar – Escola 8 de Agosto
4º lugar – Escola Odete Lazzare Correa

SUPERAÇÃO – Seja a pé, de bicicleta ou até mesmo a cavalo, os alunos da 8 de Agosto se mantiveram em­penhados na arrecadação de material para garantir um lugar entre os primei­ros colocados da gincana estudantil. O reconheci­mento de fato veio quando o resultado foi divulgado e o grupo de meninos e me­ninas da escola rural ficou com o 3º lugar.

Os alunos da Escola 8 de Agosto garantiram o 3º lugar Foto: Divulgação TP

Até poucas semanas os 242 alunos estavam sem aulas por falta de transporte escolar, de responsabilida­de do Estado. Durante um mês inteiro, muitos deles não tinham como percor­rer os 40km diários para estudar e as aulas precisa­ram ser suspensas. Quando retornaram estavam diante de um desafio: arrecadar garrafas e tampinhas. E lá foram eles.

Para o professor e incentivador, Marcos Au­rélio Reis, todo o compro­metimento do grupo valeu a pena. “Nossos alunos são a razão de termos trabalho, então precisamos buscar melhorar a cada dia para que a escola seja um lugar harmonioso e de aprendiza­gem. A luta é diária, cada um chega de um contexto diferente, e cabe à escola se empenhar para que te­nhamos uma boa relação entre todos”, disse. As pro­fessoras Ivania Azevedo e Lucilene Vargas também estiveram engajadas na arrecadação – que envolveu os três níveis de ensino do educandário.

Comentários do Facebook