Água potável e combustível talvez sejam os grandes desafios da humanidade contemporânea. O sistema tenta aliar o uso dos bens com sustentabilidade ambiental, contudo, esta não é uma equação fácil.
Na região, a questão hídrica é assunto dos mais sérios. Nossas estiagens são cíclicas e acontecem de forma devastadora. Todas as vezes, os prejuízos são incalculáveis. Temos problemas graves com a questão da água, principalmente para o abastecimento humano. Não temos o chamado déficit hídrico, pois o regime de chuvas é bem definido, entretanto concentrado. Nosso gargalo está na armazenagem.
Todavia, o editorial desta edição se presta não para expor nossas mazelas hídricas, que como visto não são poucas, mas sim para exaltar uma solução. Desta forma também se pode destacar que um empreendimento como a UTE Pampa Sul pode impactar de forma altamente positiva a vida das comunidades envolvidas.
No caso de Hulha Negra, por exemplo, que tem da mesma forma um grave problema de abastecimento de água potável mostrado na nossa matéria principal desta edição, verá em pouco tempo essa questão desaparecer e com certeza acabar, pelo menos por quase duas décadas, o drama de não ter água nas torneiras.