Crueldade com os animais

O barbarismo que aconteceu em Candiota no último dia 23 merece uma resposta dura das autoridades, apontando a responsabilidade e punindo a autoria. Atacar animais indefesos como foi o caso é de uma covardia e crueldade sem tamanho.
Não se sabe ainda as razões dos ataques que resultaram em seis animais envolvidos, sendo que dois acabaram morrendo devido a força e profundidade dos ferimentos, muito provavelmente feito por faca.
A incidência de animais de grande e pequeno porte (neste caso cães e gatos) em vias públicas em toda a região é um problema histórico. As prefeituras tentam algum tipo de coibição, contudo ainda falta consciência e algo mais definitivo. Esta semana um morador nos abordou relatando que a quantidade de cães errantes está demais. Como medida extrema e que precisa ser punida com severidade, algumas pessoas usam do envenenamento, o que coloca em risco também a comunidade, pois uma criança pode acessar e se contaminar, sem falar nos próprios bichinhos submetidos a esta barbaridade.
No fim, o que se vê é que não há uma política pública para tratar do problema em nível regional. O que se tem são medidas paliativas, temporárias e sem efeito de longo e médio prazo. Já escrito aqui várias vezes, que animais soltos ou mesmo amarrados em ambientes urbanos representam perigos de saúde pública, além de serem uma possibilidade concreta de acidentes. Os sem escrúpulos optam por sacrificar os animais, que nada tem a ver com a irresponsabilidade humana.

Comentários do Facebook