
A atividade é parte do projeto que já vem sendo desenvolvido em sala de aula pela turma Foto: Divulgação TP
A última quarta-feira (18) foi marcada por conhecimento e diversão para os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Izabel, de Candiota. Conforme relatou a professora Adriane Wollmann, responsável pela atividade, o dia foi de aula-passeio na cidade de Pelotas. A iniciativa é parte do projeto “Animais Peçonhentos” que vem sendo desenvolvido com a turma desde março, através de pesquisas de campo e bibliográfica.
Na oportunidade, os estudantes estiveram no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no campus do Capão do Leão. “Lá fizemos uma visita guiada pela bióloga Greici Maia Behling, que explicou o trabalho realizado com os animais que são recebidos através de apreensões ou resgates devidos a acidentes”, contou a professora.

Eles tiveram contato, na UFPel, com animais peçonhentos Foto: Divulgação TP
Logo em seguida, já na cidade de Pelotas, a turma visitou o Museu Carlos Ritter, onde puderam conhecer uma coleção de aves e insetos empalhados; a Biblioteca Pública e a Praça Coronel Pedro Osório. Para finalizar o dia repleto de atividades, os alunos ainda assistiram a uma palestra ministrada pelo biólogo Marco Antônio Afonso Coimbra (NURFS/UFPel). “Ele nos presenteou com muitos ensinamentos sobre os animais peçonhentos, com amostras dos mesmos e inclusive possibilitou o manuseio dos alunos”, disse.

Os alunos também estiveram em locais bastante conhecidos em Pelotas, como a Praça Coronel Pedro Osório Foto: Divulgação TP
Para a professora, a aula-passeio possibilitou que os alunos fossem além dos conhecimentos já adquiridos em sala de aula. “Há que se salientar que essa atividade foi essencial para uma aprendizagem realmente significativa, pois através dela os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o objeto do conhecimento (animais); dialogar com profissionais da área altamente qualificados e conhecer novos ambientes, predominantemente, educativos e culturais. Nossos alunos tiveram um dia inesquecível e de muitas vivências”, comentou Adriane.
Além da parceria da própria escola para a realização, a atividade contou com o apoio da Prefeitura de Candiota e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).