
Mainardi (D) e seu vice, Beto Alagia Foto: Divulgação TP
Na maior cidade da região, Bagé, os eleitores elegeram Luiz Fernando Mainardi, do PT, o novo prefeito da cidade a partir de 2025, com 51,71% dos votos (32.893 mil). Ele, que tem como vice Beto Alagia, do Podemos, liderou a frente da candidata do PL, Roberta Mércio, que totalizou 31,93% dos votos (24.767 mil) e de Alvaro Meira, do PDT, com 9,36% (5.952 votos). Desta forma, Mainardi se consolida como o prefeito que mais vezes foi eleito na cidade – ele foi o para o terceiro mandato; e o que mais concorreu a prefeitura – sete vezes.
No município, 66.574 mil eleitores foram as urnas. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destes, foram 62.875 mil votos válidos, 1.221 mil votos nulos e 2.478 brancos.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o prefeito eleito, Luiz Fernando Mainardi, falou sobre a vitória nas urnas. “O sentimento é de alegria, felicidade e de muita responsabilidade para o futuro de Bagé. Estou muito feliz e muito agradecido a todos que nos ajudaram a construir esta vitória, a todos que nos elegeram e a população de Bagé na sua maioria que votou na gente. Muito obrigado. Eu esperava um percentual mais ou menos desse tamanho, porque nós sentimos que estávamos em vantagem. No olhar das pessoas, no buzinar dos veículos, no aperto de mão, nós éramos maioria. E se confirmou, inclusive confirmando a própria pesquisa que foi divulgada poucos dias antes”.
Mainardi também falou sobre o que a população pode esperar do seu governo. “Os bageenses esperam de mim, muito trabalho, muita decência, muito respeito, muito profissionalismo. Quero constituir uma equipe de alto nível para dar respostas qualificadas às pessoas de Bagé. Queremos fazer um governo para todos, mas com um olhar para aquelas pessoas que mais precisam, um olhar especial, com mais investimentos, especialmente na área da saúde. Vamos, trabalhando muito para Bagé, ter a sua barragem. Eu comecei neste projeto, viabilizamos os recursos e Deus me colocou a possibilidade de ser o prefeito que vai concluir a maior obra de Bagé”.
Governo terá minoria na Câmara de Bagé
A Câmara de Vereadores e Vereadoras de Bagé terá sete das 17 cadeiras no Legislativo modificadas. Houve uma renovação de 41% dos vereadores e vereadoras eleitos (as) para o quadriênio 2025-2028. Os novos nomes são de Regina Goulart (PL), Lucas Mello (PT), Dr. Leopoldo (PT), Andrea Gallina (PP), Rafael Fuca (PP), Maurício Vargas (PDT) e Faustina (União).
O vereador mais votado foi Lelinho Lopes, do PT, que bateu recorde de votos não só nesta eleição, ao contabilizar 5.666 votos, mas de toda história de Bagé.
Dos 17, apenas seis serão de situação do futuro governo de Mainardi – Lelinho Lopes, Lucas Mello, Caren Castencio, Beatriz Souza e Dr. Leopoldo, contra dez de oposição.
VEREADORES (AS) ELEITOS (AS)
* Lelinho Lopes (PT) – 5.666 votos
* João Schardosim (PP) – 1.905 votos
* Graziane Lara (PL) – 1.468 votos
* Ronaldo Hoesel (PL) – 1.371 votos
* Regina Goulart (PL) – 1.272 votos
* Lucas Mello (PT) – 1.1194 votos
* Caren Castencio (PT) – 1.126 votos
* Beatriz Souza (PSB) – 1.094 votos
* Dr. Leopoldo (PT) – 1.015 votos
* Rodrigo Ferraz (PL) – 1.000 votos
* Marlon Monteiro (PT) – 938 votos
* Andrea Gallina (PP) – 889 votos
* Rafael Fuca (PP) – 876 votos
* Esquerda Carneiro (PSD) – 862 votos
* Maurício Vargas (PDT) – 806 votos
* Nego Zeca (Republicanos) – 771 votos
* Faustina (União) – 477 votos
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*