EDUCAÇÃO

Após dois anos, Feira de Ciências de Candiota é retomada de forma presencial

Foram apresentados 65 trabalhos de várias escolas, com mais de 400 pessoas envolvidas Foto: J. André TP

O Ginásio de Candiota respirou inovação, educação e integração durante esta quinta-feira (18), quando foi realizada a 9ª edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (FEICAN).

Depois de anos sem a versão presencial por causa da pandemia de Covid-19 (em 2020 não foi realizada e em 2021 foi virtual), o evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi retomado.

Neste retorno, segundo avaliação dos organizadores, a expectativa foi superada. No total foram 65 trabalhos apresentados durante todo o dia, distribuídos nas categorias ensino infantil, ensino fundamental séries iniciais e séries finais e ensino médio, além da participação especial do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA).

Ao todo, mais de 400 pessoas, entre alunos, professores, avaliadores e organizadores estiveram envolvidos com o evento. “Muito importante esta retomada, depois de dois anos sem o presencial. Superou nossas expectativas. Essa socialização é de extrema importância e esperamos que em 2023 tenham mais de 100 trabalhos aqui”, projeta e avalia Suélen Funari, que é a coordenadora pedagógica da Smed e integrante da comissão organizadora da 9ª Feican.

O secretário de Educação Michel Feijó, avaliou a feira como fantástica. “O objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela ciência foi plenamente cumprido. Vimos trabalhos de alto nível”, assinalou.

MUDAR O MUNDO – Para o estudante da turma 201, do 2º ano do ensino médio da escola estadual Jerônimo Mércio da Silveira, Bernardo Sousa, de 16 anos, que integra a equipe que elaborou o projeto Permacultura na escola: alimentação saudável, empreendedorismo, tecnologia e integração social – um dos mais visitados da feira -, a participação é uma possibilidade de mudar o mundo, ao menos um pouquinho.

O projeto, mostrado em miniatura na Feican, já está ganhando escala real dentro da escola, quando eles estão construindo uma estufa, onde vão plantar verdura para a merenda e também para distribuir mudas para a comunidade. “Isso muda o hábito das pessoas, para uma alimentação melhor, além de preservar o meio ambiente. Eu sempre participo, acho esta experiência da feira muito interessante e que sempre me traz mais conhecimentos”, aponta Bernardo.

PREMIADOS – Ao todo, 17 projetos se classificaram para participar da etapa regional da feira que acontece na Unipampa, em Bagé.

RESULTADOS 9ª FEICAN

Projeto Permacultura, mostrado em miniatura na Feican, já está sendo feito em tamanho real na escola Jerônimo Mércio da Silveira Foto: J. André TP

DESTAQUES EDUCAÇÃO ESPECIAL
Trabalho: Vibração floral – Escola: Centro de Reabilitação e Apoio (CRA) – Alunos (as): Raí Rodrigues Nobre, Valéria da Silva Rodrigues, Tiago Jean Leite Ferreira e Taís Ritta Viegas – Professores (as): Estela Domingues e Rosamaria Rabenhorst.

Trabalho: Alfabetização Matemática Inclusiva – Um olhar além do diagnóstico – Escola: EEEF Dario Lassance – Alunos (as): Karoline Barreto de Lima e Kauã Farias – Professores (as): Elenara Pereira Gonçalves e Fernanda Krauzer Girotto.

DESTAQUES SOCIAIS
Educação Infantil
Trabalho: A importância do carvão para o município de Candiota – Escola: EMEI Odete Lazzare Corrêa – Alunos (as): Alice Helena Silveira, Bento Barbosa Lucas e Helena Munhoz Correa. Professores: Danielli da Silva Lopes, Elisandra dos Santos Almeida e Cristiane Fernandes dos Santos.

Anos Iniciais
Trabalho: Música, Arte e Dança no Processo de Alfabetização – Escola: EEEM Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) – Alunos (as): Lucas Funari Tolfo, Lisley Araujo Menezes, João Paulo de Quadros da Rosa e Miguel Rau Pinho – Professores (as): Viviane da Cunha Dahmer e Adenice Terezinha da Silva.

Anos Finais
Trabalho: Células Eucariontes e Procariontes/Construindo Modelos Didáticos – Escola: EEEF Dario Lassance – Alunos (as): Arthur Silva Pinheiro e Naielly Aparecida Aguirres Correa – Professora: Liane dos Santos Rodrigues.

Ensino Médio
Trabalho: Plaquinha Conscientizadora – Escola: EEEM Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) – Alunos (as): Eduardo dos Reis Soares, João Pedro Vieira Nunes, Luiza Oliveira Barbosa e Roberta da Costa Silva – Professora: Elisabeti da Silva Cougo.

DESTAQUES POR AVALIAÇÃO
Educação Infantil
Trabalho: A importância da sustentabilidade para todas as formas de vida – Escola EMEI Gente Feliz – Alunos (as): Analuh Brum Corruche, Antonely Freitas Alnoch, Pedro Henrique Pinto Jorge e Werley Schwert de Azambuja – Professores (as): Lisiane Correa Silveira Ritta e Neiva Elisa Moreira Guterres.

Trabalho: A mistura das cores – arco-íris – Escola EMEI Odete Lazzare Corrêa – Alunos (as): Alana Pascoaline Tavares Vargas, Brendha dos Santos de Almeida e Mellyssa Pereira de Freitas – Professores (as): Mary Anny da Silva Machado Moraes e Laíssa Antunes Cardoso.

Trabalho: Projeto O que posso fazer para mudar o mundo? “pequenas ações que a natureza agradece”- Escola EMEI Gente Inocente – Alunos (as): Ana Lívia Garcia Garcia, Gabriel Pinheiro da Rosa Filho, Isadora Rodrigues Palma e Maitê Medeiros Oliveira – Professora: Cristiane Pereira Gonçalves.

Anos Iniciais
Trabalho: Bilhete secreto – Escola: EEEF Dario Lassance – Alunos (as): Pedro Gabriel Moura Pfeifer, Ana Vitória Cunha Leal e Caroline Noble – Professora: Claudia Isabel Stehr.

Trabalho: Fazendo tinta com a terra – Escola EMEF Santa Fé – Alunos (as): Wendel Gabriel dos Santos, Nicolly Peres Formiga, Isabelli da Silva Maciel e Paola Gonçalves – Professora: Claudia Isabel Stehr.

Trabalho: O arco-íris – Escola EMEF Santa Fé – Alunos (as): Davi Campelin da Rosa, Eloá de Castro Rodrigues, Nicolly Casagrande e Pedro Henrique Brum Dias – Professora: Adriane Miriam Pagel Wollmann.

Anos Finais
Trabalho: Alfabetização Matemática Inclusiva – Um olhar além do diagnóstico – Escola: EEEF Dario Lassance – Alunos (as): Karoline Barreto de Lima e Kauã Farias – Professoras: Elenara Pereira Gonçalves e Fernanda Krauzer Girotto.

Trabalho: Gerador de Hidrogênio – Escola: EEEM Jerônimo Mércio da Silveira – Alunos (as): Sarah Reis de Mello, João Henrique Garcia Garcia e Maria Leonora Vivian Lehr – Professores (as): Luiz Antonio de Quadros Dworakowski e Mandi Daia Bustamante de Ávila.

Trabalho: Candiota: Polo Carbonífero e Termoelétrico do Rio Grande do Sul – Escola: EEEM Jerônimo Mércio da Silveira – Alunos (as): Ryan Trassante Garcia, Guilherme Zanatto Brasil, Maria Clara Munhoz Teixeira e Giovana dos Reis Soares – Professores (as): Luiz Antonio de Quadros Dworakowski e Maria de Fátima Monteiro Alves.

Ensino Médio
Trabalho: Semáforo controlado pelo arduino – Escola: EEEM Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) – Alunos (as): Rodrigo Martins, Otávio Samboray, Vinícius Arce e Hanna Barbieri – Professor: Fabio Kaupe Marins Martins.

Trabalho: Permacultura na escola: alimentação saudável, empreendedorismo, tecnologia e integração social – Escola: EEEM Jerônimo Mércio da Silveira – Alunos (as): Bernardo de Sousa, Letícia Silva de Almeida, Muryllo da Silva Gonçalves e Oséias da Silva Alves Filho – Professores (as): Josimar Feira Garciav e Luiz Antonio de Quadros Dworakowski.

Trabalho: Ginástica Holística – Escola: EEEM Jerônimo Mércio da Silveira – Alunos (as): Jorge Gabriel Spiegel de Quadros, Miguel Machado Ribeiro, Gabrielly Araújo de Abreu e Rafael Mendes Lucena – Professora: Sonia Adriana Moreira Marques.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook