novas linhas

Assinado acordo para melhoria de transmissão de energia elétrica no RS

Maior obra dentre as assinadas no acordo será entre Candiota e Guaíba

Maior obra dentre as assinadas no acordo será entre Candiota e Guaíba Foto: Karine Viana/Especial TP

Um acordo de parceria entre Eletrosul e Shanghai Eletric Group, para a implantação e operação de empreendimentos de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul, foi assinado nesta sexta-feira, no Palácio Piratini. O investimento será de R$ 3,9 bilhões, com expectativa de gerar 11 mil empregos diretos, durante a execução.

O recurso será usado para construir 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão e oito novas subestações, além de ampliar 13 subestações que já existem. Segundo o presidente da Eletrosul, Gilberto Odilon Eggers, as contrapartidas ainda estão sendo definidas, mas não envolvem dinheiro dos cofres gaúchos. “Estamos discutindo a estrutura de capital e o aporte de cada empresa. O restante virá de financiamentos que serão buscados na China e provavelmente no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, afirmou.

A previsão é de que as obras comecem em março de 2018 e sejam concluídas em até 48 meses. O novo sistema de transmissão vai melhorar o fornecimento de energia para a Região Metropolitana e criar um novo ponto de atendimento na região Norte. “O benefício prático para o cidadão é que, quando tudo isso for concluído, muito provavelmente ele não terá mais problemas de fornecimento de energia nas épocas de pico, como o verão”, explicou o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos.

“Esse é um divisor de águas para o Rio Grande do Sul na expansão da matriz energética renovável, especialmente para a região Sul. Além de ganhar competitividade para vencer futuros leilões de energia, esse empreendimento fortalece o Rio Grande do Sul para atrair empresas e indústrias do setor energético, gerando emprego, renda e receita para o Estado”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, que acompanhou o proceddo desde o período em que atuava na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Também participaram da cerimônia no Palácio Piratini o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., da Shangai Electric, Xue Weipin, do Clai Fund, Qin Hong, a primeira-dama do RS, Maria Helena Sartori, além de outras autoridades estaduais, federais e empresários.

OBRA EM CANDIOTA – A maior obra dentre todas as previstas, é a linha de transmissão (LT) de 525kV entre Candiota e Guaíba, com 279km, além da ampliação da subestação em Candiota.

Comentários do Facebook