ESPORTE

Associação vai fomentar o futebol amador em Candiota

A AEJE revitalizou seu espaço e pretende, assim que a pandemia permitir, realizar um torneio integrando todas as equipes candiotenses

Depois de um ano desativada, em 2020, um grupo de desportistas candiotenses abnegados, resolveram reerguer a histórica Associação Esportiva João Emílio (AEJE). A área dedicada à entidade, nos fundos da comunidade urbana que fica às margens da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), estava desativada e com sinais claros de abandono. O campo de jogo estava sendo usado para tiro de laço.

Recentemente, o presidente e o vice da entidade, Danúbio Machado (Coquinho) e Pedro Sabella visitaram o jornal para falar dos planos da entidade para este ano de 2021.

MANUTENÇÃO – Conforme conta o vice-presidente da AEJE, o professor de Educação Física, Pedro Sabella – que também ex-presidente do Guarany de Bagé, houve um acordo com o governo anterior, quando foi realizada a limpeza da área, o corte da grama, o conserto dos alambrados e também construídas churrasqueiras no entorno do complexo. A Prefeitura construiu uma pista de tiro de laço para contemplar os laçadores e disponibilizou uma pessoa para fazer a manutenção do local.
Segundo os dois dirigentes, em reunião ocorrida na Prefeitura com o coordenador da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Jonas Morais, o John, ficou acertado que a manutenção das dependências de 25 hectares do complexo esportivo voltará a ficar sob responsabilidade da Prefeitura. O jornal confirmou a informação com o coordenador.

Em 2020, o complexo da AEJE foi revitalizado Foto: Divulgação TP

Torneio para empossar nova direção

Para marcar este novo momento da AEJE, que elegeu recentemente sua nova diretoria (ver quadro), está sendo programado um Torneio Municipal totalmente organizado pela entidade com apoio da Prefeitura. A competição só será possível assim que a pandemia arrefecer e as autoridades sanitárias permitam este tipo de atividade.

Na próxima quinta-feira (18), acontece uma reunião na sede da Associação de Moradores da João Emílio (AMJE), quando será definido os detalhes do certame.

Já confirmaram presença os dirigentes do Grêmio Esportivo Santa Rosa (Seival), Grêmio Esportivo Candiota (Vila Residencial), da Associação dos Moradores da Vila Operária (AMVO) e Sociedade Esportiva Vila Airton (sede do município).
Conforme explica Coquinho, algumas regras básicas do torneio já estão definidas, como por exemplo que a disputa se dará em quatro fins de semana, sendo a categoria sub-17 aos sábados, veteranos no domingo pela manhã e reservas e titulares no domingo de tarde. Também só serão admitidas duas fichas específicas de jogadores de fora da cidade para as categorias reservas e titulares. Já veteranos e sub-17 só admitirão atletas de Candiota. Para participar do torneio, que acontecerá no campo da AEJE, o clube precisa obrigatoriamente inscrever equipes nas quatro categorias.

AMADOR – Segundo esclarece Sabella, a ideia central da AEJE é o fomento do futebol amador, Para isso, com apoio dos presidentes Guarany e do Grêmio Bagé, além dos deputados federais Afonso Hamm (Progressistas) e Giovani Cherini (PL) e do estadual Luis Augusto Lara (PTB), vai se buscar a filiação da AEJE na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para que o clube possa disputar campeonatos promovidos como a entidade. “De início queremos disputar os estaduais sub-17 e sub-19 com vistas a um dia podermos chegar numa 3ª divisão”, projeta Sabella. “Com isso também podemos inscrever nossos atletas no Boletim Informativo Desportivo (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e fazer parte dos clubes formadores. Um atleta revelado por nós que seja contratado, reverte em dividendos para a AEJE”, explica.

Sabella ainda destaca que o futebol precisa ser autossustentável, não podendo ficar na dependência do poder público. “Claro que apoio público é importante e deve existir, mas precisamos estabelecer parcerias com a iniciativa privada e não ficar na dependência política apenas”, pontua.

NOVA DIRETORIA DA AEJE

Presidente: Danúbio Pires Machado (Coquinho)
Vice-presidente e diretor de Esportes: Pedro Sabella
1º secretário: Anderson Batista Machado
2º secretário: Adriano Rodrigues
1º tesoureiro: João Paulo Ramos
2ª tesoureira: Isaura Vidart Machado
Diretor de Patrimônio: Pedro Antônio Martins (Carqueja)

Comentários do Facebook