AÇÃO SOCIAL

Atendimentos médicos e cuidados com pets marcaram ações do projeto Brasil Biomas em Seival

Projeto sócio-ambiental do biólogo Richard Rasmussen visa gerar benefícios para a comunidade visitada

Associação de Moradores de Seival auxiliou Richard Rasmussen e equipe Foto: Divulgação TP

A pequena comunidade de Seival, em Candiota, desde este fim de semana, passou a ter mais uma história bem legal pra contar. Isso porque a comunidade foi escolhida para receber a visita da equipe do biólogo e apresentador Richard Rasmussen, do projeto Brasil Biomas.

Assim como já realizada em outros locais do Brasil, a Expedição Brasil Biomas, além de mapear a fauna e flora dos cinco Biomas brasileiros, também mostra a realidade histórica e cultural da região.

União do grupo proporcionou um ótimo trabalho Foto: Divulgação TP

Instalada na avenida principal, em frente ao PTB Combate do Seival, a estrutura composta por camionete e três motorhomes equipados com consultórios ginecológicos, dentários, salão de beleza e hospital veterinário, levou atendimentos a dezenas de cães, gatos e moradores por meio de 15 profissionais.

Foram pelo menos dois dias de atendimentos à comunidade. O Tribuna do Pampa acompanhou parte do processo que contabilizou cerca de 30 atendimentos com dentistas somente no primeiro dia de projeto e cerca de 40 procedimentos de cortes de cabelo, visando aumentar a auto-estima e proporcionar bem-estar aos moradores.

A moradora da comunidade, a aposentada Zelia Maria da Cunha, que levou o cachorrinho Bethovem para tosa e a gata Dengosa para castração, além de também aproveitar a oportunidade para receber atendimento ginecológico e cuidar do visual, disse ter adorado o projeto na comunidade. “Aproveitei para trazer os animais, foi uma ação muito boa que está sendo feita em vários lugares. É um trabalho maravilhoso, uma oportunidade para as pessoas que não tem condições de pagar os procedimentos no momento”, manifestou.

Moradora de Seival disse ter gostado muito da ação Foto: Silvana Antunes/Especial TP

A ação contou com o auxílio e apoio da Associação de Moradores de Seival (Amors), que esteve acompanhando a ação durante todo o tempo, bem como do Executivo candiotense. Para o presidente da Amors, Moises Rodrigues de Rodrigues, a ação social no bairro superou todas as expectativas. “Tanto como membros da Associação, como da comunidade, ficamos muito satisfeitos. Acreditamos que tenha superado também as expectativas do Richard, pois eles proporcionam atendimento gratuito à população, tanto médico como veterinário e a procura foi intensa. Eram profissionais simpáticos e atenciosos com a população, uma equipe maravilhosa, a comunidade aproveitou bastante. Estamos muito felizes, pois é mais um projeto que conseguimos trazer para Seival, o que nos deixa bastante orgulhosos. Aproveitamos para agradecer ao poder público, visto a Prefeitura ter dado todo suporte com hospedagem para a equipe do Richard”, relatou Moises.

Prefeito Folador (D) e vereador Diego (E), estiveram no local junto ao secretário Fabrício Moraes Foto: Divulgação TP

O secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes, que esteve em Seival junto ao prefeito Folador e a equipe da Vigilância Epidemiológica, agradeceu e parabenizou a ação. “É muito gratificante o município de Candiota e a comunidade de Seival estarem recebendo a Expedição Brasil Biomas, a equipe do Richard foi muito bem recebida e fez nesses três dias um trabalho muito importante. Foram realizadas diversas castrações e atendimentos, hoje junto ao prefeito Folador nos despedimos da equipe”, afirmou.

Secretário Fabrício Moraes e Vigilância Epidemiológica também registrou o momento com o biólogo Foto: Divulgação TP

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, conheceu a estrutura montada pela equipe do biólogo Richard Rasmussen na segunda-feira (7) à tarde, junto ao vereador Diego Lima (MDB), o secretário Fabrício e o chefe de gabinete Claudio. “Gratidão ao Richard e toda equipe por terem escolhido nosso município e desenvolvido atividades tão importantes para a nossa população nestes dias, lá no Seival. Hoje a expedição segue viagem e queremos desejar tudo de melhor na caminhada de cada um que esteve por aqui”, desejou o prefeito.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Para o veterinário candiotense Marcelo Duarte, da Agroveterinária Sossego, responsável pelo pós-operatório dos animais que passaram por cirurgia a experiência foi incrível. “É o primeiro hospital veterinário sobre rodas do mundo e o primeiro lugar que ele veio foi em Seival. Eram muitos animais, uma comunidade carente de atendimentos, pessoal procurando bastante. Entre eles (equipe do Richard) tinham três profissionais, participei durante todo o domingo, a veterinária Monique Martins que trabalha comigo também. Fomos para tirar uma foto e acabamos trabalhando juntos. Fiz mais de dez cirurgias junto, além de ter acompanhado mais de dez”.

Veterinários candiotenses, Marcelo Duarte e Monique Martins participaram dos atendimentos aos pets Foto: Divulgação TP

Brasil Biomas, um projeto
que busca valorizar as regiões

“Não posso somente tirar do local, tenho que fazer e deixar algo para as comunidades”, diz Richard Rasmussen

Biólogo Richard Rasmussen conversou com moradores enquanto administrava as ações e gravações Foto: Silvana Antunes/Especial TP

O projeto Brasil Biomas é a realização de um antigo sonho de Richard Rasmussen, que une seu amor por capturar a vida selvagem através das câmeras, desbravar e conhecer a fauna brasileira, com a vontade de retribuir a hospitalidade e acolhimento que as comunidades tradicionais sempre tiveram com ele.

Pets foram tosados e entre um trabalho e outro, gravações para Youtube e televisão Foto: Silvana Antunes/Especial TP

Durante o projeto em Seival, em entrevista ao Tribuna do Pampa, o biólogo e conservacionista lembrou ter visitado os Pampas em 2005 em uma passagem rápida em razão do modelo de trabalho que atuava para televisão, mas o projeto pessoal Brasil Biomas é voltado para a internet. Conforme Rasmussen, desde agosto de 2021 ele percorre alguns locais do Pampa gaúcho. “Ficaremos até abril, não há tempo determinado e sim a conclusão de um trabalho. Nosso objetivo é mostrar os Pampas e Candiota está inserida nessa questão”, frisou.

Salão de beleza foi um grande atrativo Foto: Silvana Antunes/Especial TP

Questionado pelo jornal quanto à escolha de Candiota, o biólogo diz que o município foi escolhido por um pesquisador que trabalha na região. “Ele achou importante a ligação com a própria usina termelétrica, bem como valorizar essa região e o homem do campo. Uma segunda intenção é porque o pesquisador desenvolve um trabalho e tem dificuldade de se comunicar com os moradores e ensinar sobre o conflito direto existente entre os animais domésticos com os gatos silvestres”, explicou.

População recebeu atendimento dentário durante os dois dias de projeto na comunidade de Seival Foto: Silvana Antunes/Especial TP

Segundo Richard, a equipe já esteve na região fazendo gravações sobre gatos silvestres, e esta segunda visita teve por objetivo atender as pessoas para uma aproximação maior. “Estamos com uma programação de retorno para abril onde iremos desenvolver um trabalho de coleta de sangue de animais silvestres e domésticos para que a gente possa entender que doenças eles estão dividindo. Temos preocupação quanto a isso e o hospital Arca do Chico vai servir de base para os pesquisadores para a conclusão deste trabalho”, destacou.

AÇÕES SOCIAIS – Especificamente quanto aos atendimentos e ações sociais ofertadas à comunidade local, Rasmussen explicou não poder ir até uma localidade, levar um discurso e querer uma aceitação. Ele disse que as ações sociais com a presença dele são uma forma de ganhar credibilidade e agradecer por poder realizar o trabalho na região. “É uma forma de mostrar essa problemática de uma forma mais fácil fazendo uma corrente do bem. Queremos dar dignidade, uma atenção especial às comunidades e dizer que elas estão sendo vistas. Já atendemos comunidades praticamente invisíveis, acho que não é o caso de Seival, mas queremos dar um carinho para as pessoas, um cuidado”, afirmou.

Diversas castrações e cirurgias foram realizadas
no hospital veterinário Arca do Chico Foto: Divulgação TP

O biólogo disse saber que os problemas não serão resolvidos, mas pensa em servir como exemplo para outras ações. “Não vamos resolver os problemas das pessoas com um atendimento, mas se eu posso fazer outras pessoas também podem, não existe milagre. Isso é muito legal, nosso projeto está crescendo e proporcionando melhorias e mais atendimentos com o passar do tempo. Nós ficamos mais felizes do que as pessoas atendidas”, concluiu.

Vídeos sobre o trabalho também foram mostrados Foto: Silvana Antunes/Especial TP

YOUTUBE – Em seu canal no Youtube (Richard Rasmussen), já é possível conferir vídeos gravados no Pampa Gaúcho, paisagem natural que compõe cerca de 63% do Rio Grande do Sul. Entre alguns vídeos estão “Encontramos o maior gato do mato dos Pampas”, com mais de 112 mil visualizações, “Capturamos o maior gato selvagem dos Pampas Gaúchos”, com mais de 153 mil visualizações, “Domando o crioulo gaúcho”, com mais de 202 mil visualizações, “A primeira serpente que encontrei nos Pampas”, com quase 80 mil visualizações. Os materiais de Richard Rasmussen estão presentes no National Geographic, Animal Planet, TV Cultura, TV Paraná Turismo e Travel Box Brazil.

Ações atraíram a atenção da comunidade local Foto: Silvana Antunes/Especial TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook