CORONAVÍRUS

Azonasul vai recorrer da bandeira preta na região de Pelotas

O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira da Silva, anunciou na noite deste sábado (12), que a entidade vai ingressar com o recurso regional, questionando a preliminar da bandeira preta imposta pelo Programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado. “Nosso entendimento e nossa expectativa é de que tenhamos uma acolhida positiva por parte do Estado e o retorno da região R21 aos protocolos da bandeira vermelha”, disse.

Ele assinalou que se sabe que é preciso extrema atenção com relação à pandemia e a desenfreada aceleração dos casos na região. “Porém, a Azonasul emitiu nestes últimos dias fortes recomendações de medidas de restrição e distanciamento social, que estão sendo adotadas através de decretos em totalidade dos nossos municípios’, argumenta.

Além disso, Luís Henrique afirmou que se tem como forte justificativa o anúncio de 10 novos leitos de UTIs em Pelotas, que a referência  regional. “Ainda aproveitaremos esse recurso para pedir ao Estado a inserção no sistema de distanciamento dos leitos intermediários que temos em vários municípios e que estão disponíveis. Trata-se de leitos com respiradores, que podem desafogar as internações nas cidades de Pelotas, Canguçu e Rio Grande, onde estão contabilizadas as UTIs. No mais, estamos às vésperas do Natal e causaremos um verdadeiro pânico se proibirmos as pessoas de frequentarem o comércio. Sendo assim, a decisão do recurso pode ser definida como a busca de uma Gestão de Equilíbrio em meio a este verdadeiro martírio ao qual a nossa região está atravessando”, apelou.

Comentários do Facebook