ANIMAIS

Cadela ovelheira de Candiota se destaca em competição estadual

Ela foi premiada como melhor fêmea Ovelheira Gaúcha

Nelson comemora a conquista ao lado da cadela Serrana Foto: Divulgação TP

A Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho (ACOG) mostrou os potenciais dos cães da raça na 45ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) que aconteceu em Esteio, no início de setembro.

Esses animais contribuem muito para a lida no campo, auxiliando no pastoreio de rebanhos ovinos e até de bovinos. No último fim de semana da Expointer, o público pôde acompanhar julgamentos morfológicos do Ovelheiro Gaúcho e demonstrações de pastoreio com os cães da raça border collie.

Nelson Muniz, de Candiota, esteve participando com a sua cadela Ovelheira Gaúcha, a Serrana, de dois anos, que foi criada por ele desde filhote e levou o prêmio de “Melhor Fêmea”, na avaliação de morfologia, na categoria “fêmeas” da raça ovelheiro gaúcho.

Para Nelson, foi um prazer participar e poder conhecer outros criadores. “Pude trocar informações gerais sobre a raça, foi uma confraternização na verdade, de pessoas que procuram conservar as qualidades do Ovelheiro, dentro do padrão ACOG”, falou.

Quanto à conquista, Nelson disse que foi uma alegria. “Foi uma motivação, um orgulho em passar por uma avaliação e como resultado, Serrana foi escolhida a Melhor Fêmea do evento. Agradeço a ACOG por essa oportunidade”, enfatizou.

CAPACITAÇÃO – A ACOG está promovendo um curso técnico voltado para criadores, médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas. O curso terá aula teórica e prática de julgamento e estudo da raça ovelheiro gaúcho e border collie. A capacitação será realizada na cidade de Pelotas, no dia 7 de outubro. Inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (53) 981072184.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook