FESTA ALEMÃ

Café colonial e chope são destaques da 19ª Oktoberfest da Trigolândia

Jogos germânicos e baile devem animar a verdadeira festa tradicional alemã da região

Corte da festa promete integração com o público presente Foto: Gislene Farion TP

A partir desta sexta-feira (11), Hulha Negra e região vivencia de forma mais intensa os costumes alemães. Até o próximo domingo (13), acontece a tradicional festa germânica da Trigolândia, a 19ª Oktoberfest. O evento acontece no Clube Concórdia e contará com atrações variadas, tais como jantar, jogos germânicos, café colonial e baile.

A festa está sendo preparada para acontecer ainda melhor que no ano passado. Em entrevista ao Tribuna do Pampa, uma das organizadoras do evento, Ester koester, disse que foram adquiridos três mil litros de chope e a expectativa é de um excelente evento. “Estamos preparando uma grande festa, muito bonita e com uma culinária típica germânica. Nossa expectativa é de um público ainda maior que no ano anterior, que o tempo colabore para que possamos contar com público de toda a região para a única festa germânica do sul do estado”, disse Ester, convidando a população da região a prestigiar a festividade.

Evento acontece no Clube Concórdia, na Trigolândia Foto: Silvana Antunes TP

PROGRAMAÇÃO – A 19ª Oktoberfest inicia nesta sexta-feira (11), às 20h, com a abertura oficial, seguida de culto ecumênico e coroação das soberanas 2019, Yasmin Tonetto Brasil (rainha), Juana Pereira de Vargas (1ª princesa) e Kamilla Ortel Coelho (2ª princesa). A noite encerra com um jantar germânico por adesão.

A corte visitou o TP na semana passada e convidou a região para participar da festividade. Acompanhada das princesas, a rainha Yasmin Brasil garantiu que a corte 2019 também será um dos destaques da festa. “Queremos fazer diferente e estarmos verdadeiramente presentes na Oktoberfest, recepcionando e interagindo com o público”, afirmou.

A festa continua no sábado (12), a partir das 12h com almoço e apresentações artísticas. À noite, acontece o tradicional baile, a partir das 23h30, animado pela Orquestra Família Eichelberger regado a muito chope da linha Gelei. No último dia de festa, domingo (13), a programação inicia às 12h com almoço e continua com apresentações, jogos germânicos e o tradicional café colonial, a partir das 15h30, considerado uma das grandes atrações do dia.

CAFÉ COLONIAL – Conforme Ester, a edição 2019 está seguindo com os mesmos valores da edição anterior. Isso, segundo ela, para atingir um público ainda maior. No que se refere ao café colonial, ela lembra que os itens, em torno de 95 diferentes neste ano, são confeccionados através de doações de descendentes da colonização alemã. “O café é por quilo, portanto a pessoa vai pagar pelo que ela consumir”, explica Ester, lembrando que o café é composto por pratos doces e salgados distribuídos em uma mesa posta de 10 metros.

Comentários do Facebook