Uma das grandes atrações da Semana do Colono é a parte gastronômica. E o café colonial é a maior estrela da festa. A cobertura em tempo real aqui no portal do Tribuna do Pampa da 21ª Semana do Colono começa neste sábado, 30, apresentando esta delícia.
Neste ano, a responsabilidade de servir mais de 70 variedades de doces e salgados é da Associação dos Produtores Familiares das Reforma Agrária da Região da Campanha (Aprofara), que possui o apoio técnico do escritório local da Emater e da prefeitura.
Os produtos, sendo grande parte deles feitos pelas mãos dos associados e a matéria-prima cultivada por eles em suas propriedades, possuem assim o verdadeiro sabor colonial. Desde às 10h da manhã de hoje que o café colonial está sendo servido numa área específica do ginásio de Hulha Negra. O consumo do café colonial funciona por peso, sendo comercializado a R$ 35 o quilo.
A associada Donatida Mello da Cruz, 65 anos, sendo 35 deles passados no assentamento Conquista da Fronteira, está feliz em poder mostrar a produção da reforma agrária. “Me sinto contente em estar aqui e receber os visitantes. É uma experiência nova para nós, que pretendemos cumprir com muito amor e carinho”, disse, já convidando a todos para prestigiar a 21ª Semana do Colono e obviamente o café colonial.
Daqui a pouco começam no palco do evento as atrações culturais que irão se estender por toda a tarde.