ESPECIAL MEIO AMBIENTE

Câmara de Candiota realiza sessão especial alusiva ao Dia do Meio Ambiente

Copos descartáveis foram trocados por canecas pelos vereadores como forma de redução de consumo do plástico e consciência ambiental

Vereadores já receberam as canecas de louça para utilizar nos dias de sessões e reuniões Foto: Divulgação TP

Câmara de Vereadores de Candiota realizou na última quarta-feira (2), uma Sessão Especial alusiva ao Dia do Meio Ambiente. O evento foi proposto pela vereadora do MDB Hulda Alves, que na ausência do presidente Gildo Feijó (MDB) e do vice-presidente Ataídes da Silva (PT), presidiu a sessão.

A Sessão Especial contou com a presença do prefeito de Candiota, Luis Carlos Folador (MDB) e dos vereadores Léo Lopes (PTB), Guilherme Barão (PDT), Diego Lima (MDB) e Luana Vais (PT), a bióloga Suélen representando a empresa Copelmi, a coordenadora pedagógica Cristiane Fernandes e o secretário geral de governo, Graciano além dos servidores e assessores da Casa.

Na abertura oficial, Hulda Alves afirmou que a ideia era realizar um evento com ações externas, mas devido a pandemia não foi possível. Ela também destacou que o momento também era voltado a lembranças de ações realizadas no decorrer da vida com relação ao tema, lembrando também o trabalho dela na Emater, que tem a sustentabilidade como um dos eixos ambientais.

A Sessão Especial teve como tema “Consciência Ambiental: sua atitude faz toda a diferença!”, onde foi convidada a palestrar, a extensionista da Emater de Bagé, Luciane Foggiato, que alertou sobre os riscos e como ter mais cuidado com o Meio Ambiente.

Hulda Alves aproveitou o momento para fazer uma proposta aos vereadores e funcionários da Câmara, substituir os copos de isopor descartáveis usados no café, por canecas de louça personalizadas com o nome de cada vereador ou vereadora, assessor, funcionários do quadro e estágiários, pensando ainda nos protocolos contra a Covid -19. “Essa iniciativa vem de encontro a um projeto de sustentabilidade para a Câmara de Vereadores, pois a mesma consumia 25 copos de isopor por dia, 175 por semana e 700 copos por mês e com essa iniciativa menos 700 copos estarão no meio ambiente por mês. Sabemos o quanto é importante realizarmos essas ações e ainda mais importante do que estarmos preocupados com as questões ambientais, é de fato realizarmos ações que venham a contribuir”, explanou Hulda.

Presente na sessão, o prefeito Folador elogiou a iniciativa e afirmou que um dos projetos da sua gestão é implantar a coleta seletiva e reciclagem em Candiota. Ele expôs já fazer a separação do lixo na própria residência, assim como ter uma composteira. “Faço minha parte, a separação do lixo e tenho uma composteira onde coloco o lixo orgânico. Meu desejo é que toda a população também faça esse trabalho em prol do meio ambiente. Temos um projeto que pretendemos iniciar pelas escolas, professores e alunos através da conscientização, mediante lei municipal e após uns seis meses tornar obrigatória a separação do lixo para reciclagem. Queremos ter a coleta umas duas vezes na semana pelos recicladores, com todo equipamento necessário, separado do material orgânico que vai para o aterro”, explicou.

Comentários do Facebook