No último domingo (14), aconteceu a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Hulha Negra. O encontro foi realizado na Copaul, reunindo um grande número de filiados e simpatizantes. Na oportunidade, com coordenação dos trabalhos por parte do presidente do partido, Dalvir Zorzi, foi escolhido com cerca de 70% dos votos o ex-prefeito Fernando Campani como pré-candidato a prefeito da cidade.
Cabe lembrar que no início quatro nomes estavam à disposição, além de Campani, o do vereador Volnei Manfron, o do líder sem-terra, Ildo Pereira e de Marino De Bortolli. Segundo lembrado ao jornal pelo presidente do PT, Dalvir Zorzi, Marino e Manfron desistiram de ser pré-candidato por questões pessoais, permanecendo os nomes de Campani e Ildo, sendo o de Campani o escolhido para representar a sigla. Ele governou Hulha Negra entre 1997 e 2000, tentou a reeleição, mas não conseguiu e nas eleições de 2020 concorreu novamente ao cargo.
“Foi um encontro que atendeu as expectativas em termos de quantidade de filiados e simpatizantes participantes, mesmo com as estradas em uma situação crítica. Alguns militantes não conseguiram chegar por ficarem com veículos atolados nas estradas. Em um período de 1h30, 120 pessoas votaram no encontro e contando com outras participações chegamos a 150 pessoas participando. Foi um encontro transparente, explicativo. Não consideramos ter disputa entre os pré-candidatos. Tínhamos oportunidades dentro de uma democracia e houve a escolha entre os filiados”, avaliou Dalvir Zorzi, acrescentando que o partido quer fazer uma campanha alegre, de forma aguerrida. “A população do interior está cansada de passar por algumas situações, algumas áreas estão abandonadas, principalmente nas estradas e saúde”.
O discurso do ambientalista Fernando Campani, estava focado na unidade partidária e no relacionamento civilizado e respeitoso com todos. “Nossa caminhada não vai dispensar o permanente diálogo com os diferentes segmentos da cidade. Com humildade e determinação do que queremos para o desenvolvimento local e regional, vamos respeitar o pensamento contrário e promover o bom diálogo sem fronteiras partidárias. Sou a mesma pessoa de sempre e gosto de olhar as pessoas nos olhos”, destacou Campani.
ALIANÇAS
Ainda conforme o presidente do PT, o encontro deliberou, com publicação em ata, para que o diretório faça as tratativas da política de alianças. Ele fez referência a uma coligação com o PSB. “Entendemos que nesse momento teríamos o pré-candidato a prefeito e ficaria em aberto a questão do vice-prefeito até julho. Mas na discussão da política de alianças, nas reuniões de bases e diretórios, é uma intenção do PT ter essa coligação com o PSB e a partir de agora teremos tratativas oficiais, reuniões formais. Juntos, estaremos alinhados com o governo federal, com facilidade de busca de recursos e de programas federais. Vamos fazer ao máximo por essa coligação, mas se por uma infelicidade não for possível, teremos que escolher um vice do PT para concorrer”, afirmou Dalvir.
PRÉ-CANDIDATOS À VEREADORES (AS)
A Convenção do PT também elegeu os seus pré-candidatos à vereadores e vereadoras. Se distinguindo de outros anúncios feitos na cidade e região, o partido escolheu número igual de homens e mulheres como pré-candidatos, sendo 50% de homens e 50% de mulheres.
São pré-candidatos (as): Ubaldino Cunha Costa (Badico), Luiz Cardoso, Dalvir Zorzi, Hugo Garcia Trenchi Garcia Teixeira, Volnei Domingo Manfron, Lara Elayane de Oliveira Pergher, Ana Paula Souza Costa, Geneci Mello da Cruz (Preta), Sônia Góes Engelmann, Amelinha Lopes da Silva.
DISPUTA PELA PREFEITURA
Com a confirmação de Campani, o município chega a três pré-candidatos a prefeito de Hulha Negra. O PL já havia lançado o nome da vereadora Tanira Ramos e o PSB do atual vice-prefeito Igor Canto. A aliança Progressistas-PDT, que governa a cidade há oito anos, ainda não lançou sua pré-candidatura, sendo que o PDT é quem tem a preferência da indicação.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*