INFRAESTRUTURA

Candiota amargou prejuízos depois de mais de 18h sem energia elétrica

Situação gerou fechamento dos comércios e do serviço público, além de falta de água em centenas de residências

Desde a privatização da então Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em meados de 2022, quando a concessão da distribuição de energia passou a ser privada, por meio da Equatorial Energia, que os problemas neste setor vêm se agravando.

O anúncio esta semana de um temporal, já antevia, como acontece nesses casos, porém com uma dose a mais de dramaticidade, que a falta de energia seria uma consequência. Contudo, as comunidades candiotenses da sede de Candiota e da Vila Residencial, não imaginavam que duraria cerca de 18h a interrupção e outras 6h de meia fase.

As localidades viveram um drama desde a noite desta terça-feira (16), por volta das 23h. A energia elétrica foi embora e não voltou mais até por volta das 16h da quarta-feira (17), fechando 18h sem absolutamente nada de energia. Moradores relataram ainda que no meio da tarde de terça a energia ficou em meia fase até cair definitivamente.

Há muitas informações de localidades em todo o Estado sem energia ainda em função do temporal e que o restabelecimento completo só deve ocorrer neste sábado (20). Ainda nesta quinta (18), pela manhã, partes da Vila Residencial seguiam sem energia (rua Jean Carlos Stafutti).

Equatorial atuou durante todo o dia. Neste local teve queda de fio de alta tensão Foto: Silvana Antunes TP

COMÉRCIO EM PREJUÍZO

Loja Empório fechou as portas já na manhã de quarta e passou o dia sem abrir Foto: J. André TP

O comércio local, concentrado em sua grande maioria na sede do município, fechou as portas – muitos ainda na manhã de quarta, a exceção dos supermercados –  que possuem geradores, e algum que outro que resistiu em manter as portas abertas mesmo sem o essencial.

Na Agroveterinária Sossego, na região central da cidade, o marasmo imperou durante toda a quarta e os atendimentos eram feitos quase que na penumbra ou com ajuda de uma lanterna de celular. A equipe fez um que outro atendimento, até que as maquininhas de cartão tinham energia ou o cliente pagasse em dinheiro. Na parte de banho e tosa foi impossível trabalhar, pois é uma área que depende muito de energia elétrica. “Tínhamos 11 agendamentos que tivemos que cancelar”, afirmou a veterinária e funcionária do local, Monique Martins.

Funcionários da Agroveterinária Sossego mantiveram a loja aberta, mas o setor de banho e tosa não pôde funcionar durante toda a quarta-feira (17) Foto: J. André TP

Na loja de confecções e calçados Empório Econômico, que fica em frente a agroveterinária, as portas passaram o dia fechadas. “Entendemos que uma rede elétrica pode dar problemas, mas tão frequente e tanto tempo é inaceitável. Além de prejuízos residencial, temos o comércio em pleno dia útil  fechado. Vivemos numa realidade onde qualquer serviço depende da energia elétrica, da iluminação ao funcionamento das máquinas”, lamentou a proprietária da loja, Salete Luvison.

O proprietário da JM Padaria, Jairo Mota, postou em suas redes sociais a impossibilidade de fazer pão naquele dia. “Boa tarde pessoal! Peço desculpas a todos vocês. Tive que fechar a padaria devido a falta de energia elétrica. Não consegui ter pão novo hoje de tarde”, escreveu.

 

PRONTO ATENDIMENTO

 

Para além das 18h, o Pronto Atendimento 24h, ficou 21h sem a energia fornecida pela Equatorial. O que manteve o funcionamento da maioria dos serviços no local foi o gerador que a instituição possui.

Segundo o gerente Administrativo do PA 24h, Deivid Blanck, o que se suspendeu no período foi o serviço de raio X, que o gerador não suporta. “Já o serviço de eletrocardiograma é preciso verificar se o gerador não oscila, porque pode alterar o traçado”, explicou.

 

ÁGUA

 

Por conta da falta de energia, o abastecimento de água, que é de responsabilidade da Prefeitura, também ficou prejudicado tanto na sede como na Residencial. A Prefeitura emitiu uma nota explicando que  várias cidades foram afetadas pelo temporal e Candiota não escapou. Segundo a nota, as equipes da Equatorial Energia e da Prefeitura de Candiota trabalharam conjuntamente para restabelecer os serviços essenciais de forma breve e segura”, assinala a nota.

 

EQUATORIAL

 

Equipes da Equatorial trabalharam nas localidades desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira. Uma informação que o TP não conseguiu confirmar é de que houve a queda de um Alimentador que abastece a cidade e claro, esta é uma situação bem grave. Também, por volta das 16h de terça, um fio de alta tensão energizado caiu no centro da cidade, causando muita apreensão, pois assim permaneceu por horas.

O jornal tentou insistentemente para que a Assessoria de Comunicação da Equatorial enviasse um contraponto e uma explicação do ocorrido, mas até o fechamento da edição não retornou. A empresa está publicando em seus canais de comunicação que o temporal deixou quase 600 mil clientes em sua área de atuação sem energia e que até esta quinta pela manhã já tinham sido restabelecidos 72%. “Times de outros estados do Grupo Equatorial estão chegando para acelerar a normalização total. Nossas equipes seguem empenhadas em restaurar 100% do fornecimento de energia”, assinala as notas publicadas assim que o trabalho de restabelecimento ia evoluindo.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook