O município de Candiota recebeu, na manhã de segunda-feira, 9, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O veículo faz parte de uma frota destinada por parte do governo federal ao Rio Grande do Sul. Pelo menos 61 municípios gaúchos foram contemplados. Na região, além de Candiota, a cidade de Dom Pedrito também foi beneficiada.
A entrega ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, região Metropolitana de Porto Alegre. A solenidade contou com a presença do presidente Michel Temer (PMDB) e governador do estado José Ivo Sartori (PMDB), além dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Ricardo Barros (Saúde) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social).
O prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT) recebeu o veículo e destaca a importância desse serviço. Conforme o chefe do Executivo é de suma importância a vinda dessa ambulância em um momento que está iniciando um governo. “Iniciamos com fôlego em nível de saúde e vem de encontro o que a gente pensa e quer para a saúde de Candiota”, destaca. Desta forma, o prefeito acrescenta, ainda, que se constroem mais avanços ainda, buscando as especialidades, tornando um melhor atendimento ao cidadão e uma humanização da saúde do município.
Para o prefeito de Dom Pedrito Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP), o Samu na Capital da Paz presta um serviço essencial e comunidade se sente muito segura em relação a saúde com a presença do Samu. “Esse veículo que veio completamente equipado, diferente de outros veículos que o município já recebeu, nos dá uma tranquilidade para exercer bem essa prestação de serviço”, enfatiza.
SAIBA MAIS – As unidades móveis fazem parte de um total de 340 ambulâncias adquiridas pelo Ministério da Saúde para serem distribuídas por todo o Brasil. Entre as 61 que ficarão no Rio Grande do Sul, sete são de suporte avançado e 54, de suporte básico (modelo de Candiota e Dom Pedrito). As cidades contempladas foram escolhidas de acordo com critérios técnicos, como solicitação prévia pelo município ao Ministério da Saúde, frota de veículos com mais de 200 mil quilômetros rodados e mínimo de três anos de uso. As novas ambulâncias têm valores estimados de R$ 297 mil (suporte avançado) e R$ 150 mil (suporte básico).