Os dois municípios possuem como padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. A data celebrada é nesta sexta-feira (8), feriado nos dois municípios. Em comemoração a data, uma programação especial foi programada nas duas cidades.
53ª Festa da Padroeira em Candiota
Por mais um ano a comunidade de Candiota se prepara a Festa da Padroeira, em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Os festejos iniciam no dia 5 de dezembro, com uma programação religiosa, na praça Dario Lassance, Sede de Candiota.
Nos dias 5 e 6, ocorre o tríduo, partir das 19h30, na igreja Imaculada Conceição, em p-reparação para a festividade. Um dos momentos mais importantes ocorrerá no dia 7. A tradicional procissão luminosa deverá ter início às 21h, com concentração no ginásio Dario Lassance. A procissão percorrerá o seguinte trajeto, até chegar a igreja: rua Francisco Assis do Pinho, João Magalhães, Ulisses Guimarães, Telmo Amestoy, 24 de Março, Norberto Nunes, Luiz Chirivino, Maurício Infantini Filho e 24 de Março.
No último dia de festa, 8 de dezembro, data de comemoração da festa da Imaculada Conceição, feriado em Candiota, ocorre uma programação sócio-cultural. A partir das 12h um almoço acontecerá no galpão do produtor e ás 14h, o desfile das bonecas da festa. A festividade terá continuidade com um bingo da comunidade, com cartelas ao valor de R$ 10 (3 cartelas) ou R$ 4 (uma cartela). Já a partir das 17h estão previstas apresentações culturais.
Segundo o Frei César Machado, a expectativa é de uma boa presença do povo das Comunidade Imaculada Conceição e da cidade de Candiota. “A festa está sendo bem preparada por muitas pessoas da comunidade e da Prefeitura, que presta total apoio através da Secretaria de Cultura. Juntamente com o Frei Rinaldo Eberle, convido a todos para participar deste momento de festa e celebração da fé”, pondera.
REFERÊNCIA UNIVERSAL – A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. A festa da Imaculada Conceição, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.
Novena marca comemorações em Piratini
Teve inicio na última quarta-feira (29), a tradicional comemoração das Novenas alusivas a festa da Padroeira de Piratini, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que é comemorada no dia 8 de dezembro. O evento acontece na Praça da Igreja Matriz. A Prefeitura Municipal de Piratini, através da Secretaria de Urbanismo, realizou no inicio da semana um mutirão de limpeza e pintura do local, a fim de receber a comunidade piratiniense.
Durante os dias diversas atrações são esperadas para homenagear a padroeira. Escolas e artistas locais irão alegrar as noites da comunidade piratiniense, que anualmente prestigia o evento que dá brilho a linda e histórica Praça da Igreja Matriz. Durante cada noite de festejos, um tema decorrente da crença católica e seus ensinamentos serão discutidos por palestrantes e logo após, a diversão e o entretenimento fica a cargo da participação das escolas e músicos de Piratini.
O momento, de acordo com padre Ademar José, responsável pela paróquia do município, é para que a diversidade de crenças esteja presente e encante ainda mais os festejos. “Este é um espaço para todas as religiões, garante o padre, ao lembrar que é neste ambiente, onde se encontram famílias, que serão preparadas para o espírito de final de ano.
Serão dez dias de festa e homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Na manhã desta sexta-feira (8), feriado municipal em Piratini, haverá uma procissão motorizada. O momento de fé está previsto para iniciar às 8h45, com saída da gruta na ERS-702. Às 9h30, concentração para acompanhamento a pé da procissão da padroeira até a Igreja Matriz. Uma missa está marcada para às 10h e o almoço festivo na praça da Bandeira, está previsto para às 14h.