VACINAÇÃO

Candiota já aplicou 100% das doses recebidas

Pedras Altas testou quase 50% da sua população

* Por Anderson Ribeiro

Em Candiota, idosos acima de 70 anos já começaram a ser imunizados Foto: Divulgação TP

Vamos falar de esperança de uma forma diferente: a vacina. A imunização con­tra o novo coronavírus é sim uma esperança para a população que acredita na ciência. E para aque­les que dizem que não acreditam também. É, no momento, a forma mais segura de sobreviver a essa pandemia que já levou milhares de brasileiros. Além da proteção individual como é comum de todas as vacinas, o cidadão va­cinado tem menos chance de ser infectado.

Vamos falar de região? Como está a vacinação nas ci­dades de Candiota, Bagé, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Hulha Negra? As autoridades falam so­bre toda a logística e o sentimento de ver as pessoas recebendo sua dose. Isso é sim começar a ter mais esperança no futuro. Para os idosos, que foram os mais afetados, é a chance de sobreviver a mais um fenômeno, pois alguns deles já passaram pela chamada “gripe espanhola” e/ou tiveram seus entes queridos infectados por ela.

 

PEDRAS ALTAS O secretário de Saúde de Pedras Altas, Celso Acosta Caetano, reafirma que a vacinação na cidade está cum­prindo todos os protocolos do Ministério da Saúde. “Nossas equipes estão vacinando confor­me as faixas etárias estipuladas nas resoluções. Avisamos a todos munícipes da cidade do Castelo que iremos ao encontro da popu­lação, em suas residências, assim evitando que a população venha até as Unidades Saúde para evitar aglomerações”, explica.

“Nosso município já re­alizou e continuará fazendo um trabalho diferenciado na luta contra a Covid-19. Considero muito importante que todos se vacinem e cumpram os prazos para podermos imunizar toda população e cada vez mais di­minuir o número de infectados. Mas ainda precisamos continuar aplicando os protocolos de usar máscara, manter a higiene das mãos lavando e aplicando álcool gel”, completa.

A cidade do Castelo re­cebeu um total de 150 doses, conforme Caetano, 90 doses para a primeira aplicação e 60 para a segunda. Já foram vacinadas 74 pessoas e a segunda dose ainda não começou a ser realizada por não ter fechado 28 dias. Até o dia da entrevista 929 pessoas foram testadas entre PCR e testes rápi­dos. A cidade contabiliza 23 casos de infecção pelo vírus. Em Pedras Altas 47,54% da população foi testada e 3,78% dos moradores da cidade já receberam a primeira dose da vacina.

 

PINHEIRO MACHADO O secretário de saúde de Pinheiro Machado, Éliton Rodrigues, destaca que a vacinação é super importante para mudança de cenário. “É a estratégia prin­cipal e para isso, precisaremos de 70% da população vacinada para realmente acabar com a pandemia, mas neste momento são essenciais para diminuir a mortalidade e a gravidade dos casos, por isso os grupos de maior risco ser os primeiros vacinados. Infelizmente as doses tem sido em pouca quantidade, o que é um grande desafio de logística. Temos a garantia do Ministério da Saúde que teremos todas as doses necessárias e também é im­portante a população seguir com as medidas de prevenção como o uso de máscaras, constante higienização das mãos e procurar evitar aglomeração”, salientou.

A Terra da Ovelha já recebeu 610 doses (destas150 estão reservadas para segunda aplicação). Já foram vacinadas 395 e a segunda aplicação deve começar na próxima semana. A cidade apresentava 362 casos po­sitivados de Covid-19. As doses recebidas em Pinheiro Machado cobrem 5% da população e 3,93% já foram vacinadas.

 

CANDIOTA O secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Mo­raes, relata que a vacinação tem sido um momento único e de mui­to orgulho de toda a equipe. “As nossas vacinadoras, a coordena­dora e toda a equipe que monta uma logística. Na quarta-feira, 10, mesmo com chuva acompa­nhei a vacinação. Já começamos a vacinar os idosos acima dos 70 anos. Ver a alegria deles tem sido um momento satisfatório. Alguns deles não saem de casa desde março de 2020, com medo do vírus. Já vacinamos todos os acamados que temos os cadastros. Estamos trabalhando em tempo recorde. Já vacinamos 100% das doses recebidas.

A Capital do Carvão recebeu 430 doses e já aplicou todas. Isso quer dizer que 0,049% do total da população foi va­cinada. Conforme o secretário Moraes, das 430 doses, 380 foram aplicadas e 50 já foram para a segunda dose. 14,9% da popu­lação de Candiota foi testada e 95,34% dos positivados já estão recuperados.

 

 Hulha Negra aplicou 75 doses

Primeiro idoso foi vacinado na quarta-feira em Hulha Negra Foto: Divulgação TP

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, ressalta que a pandemia ainda não acabou. “Cada dose da vacina é importante, porém, sabemos que é uma quantidade pouco significativa. Contamos com mais de 80 profissio­nais de Saúde e que estão na linha de frente auxiliando no combate à pandemia. A vacina, literalmente, é uma injeção de esperança por dias melhores. Para isso, precisamos redobrar os cuidados para frear esse vírus. É uma luta diária e constante que só vamos vencer juntos adotan­do todos os protocolos de prevenção do coronavírus”, pontuou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Volney Jorge, também alerta que a chegada da vacina não é o fim da pandemia. “Precisamos do apoio da comunidade para redobrar os cuidados contra o coronavírus. Não é hora de relaxamento dos protocolos de prevenção. Aproveito para esclarecer que não foi Hulha Negra quem definiu a quantidade das doses das vacinas e que a seleção dos vacinados é uma determinação do Ministério da Saúde”, enfatizou o secretário.

Hulha Negra teve 942 pesso­as testadas, destas 774 foram negati­vadas. Das 100 doses recebidas, 75 já foram aplicadas, ou seja, 1,09% da população. Também cabe ressaltar que 13,77% dos residentes na cidade foram testados para Covid-19.

Os idosos que estão rece­bendo as doses da vacina (acima de 85 anos) são identificados através do cadastro dos Agentes de Saúde e estão sendo vacinados em casa.

 

BAGÉ O prefeito Divaldo Lara diz que o início da vacinação representa a retomada gradual da normalidade. “A vacinação é um processo conti­nuado e a cada novo lote que chega, novos grupos de risco vão sendo incluídos no cronograma. Em breve teremos boa parte de nossa popula­ção imunizada e poderemos retomar nossas rotinas e trabalhar forte na recuperação da nossa economia”, afirma o chefe do executivo.

A Rainha da Fronteira, até sexta-feira, dia 11, já tinha recebido 4 720 doses de vacina e realizado 2 955 aplicações. Isso equivale a 0,024% da população bajeense vacinada. Com as doses disponíveis abrange 0,03%. Cabe ressaltar que 14 682 bageenses foram testados, isso quer dizer que 0,12% da popu­lação foi testada para o vírus SARS­-CoV-2. Os números apontam que 0,031% da população foi infectada e 93,92% das infecções positivas se recuperaram da doença, conforme dados oficiais. A segunda dose já está sendo aplicada.

O secretário de saúde, Ge­raldo Gomes, relata que já foram realizados dois drive-thru para evitar aglomerações. Temos uma equipe de 90 profissionais na rua, usando todos os protocolos de se­gurança. Ficamos muito contente com a procura dos idosos para se vacinar”, destaca.

Comentários do Facebook