ELEIÇÕES 2020

Candiota já tem saída confirmada de cinco secretários nesta sexta

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
OFERECIMENTO:

Por enquanto, ao menos até o dia 20, não haverá reposição no primeiro escalão da Prefeitura Foto: J.André TP

Alguns já apostam que devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as eleições municipais podem ser prorrogadas ou até mesmo adiadas. Contudo, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, entende que este é um debate ainda precoce.

Assim, o TSE resolveu manter os prazos do calendário eleitoral. Nesta quinta-feira (2), encerra a data para vereadores que pretendem trocar de partido sem que se perca o mandato, quando se fecha a janela de transferências. Já nesta sexta-feira (3), seis meses antes das eleições de 3 de outubro, encerra o prazo para filiação e troca de domicílio para quem pretende concorrer, bem como é o prazo para que secretários municipais e diretores de autarquias que pretendem concorrer à vereança deixem os cargos.

Em Candiota, conforme oficializou o prefeito Adriano dos Santos (PT), praticamente a metade do secretariado sairá. Dos 11 postos com este status, cinco estarão saindo nesta sexta. Como já adiantado pelo TP, saem pelo PT a secretária de Educação, Giselma Pereira; o secretário de Agropecuária, Ataídes da Silva e de Planejamento, Danilo Gonçalves. Pelo PDT sai o secretário de Cultura, Sérgio Marques, e pelo PTB, o secretário de Saúde, Fabiano Aquere. O secretário de Turismo, Juliano Corrêa, do PTB, também estava cogitado em sair, mas disse ao jornal que com a entrada do vereador Dinossane Pech no partido, resolveu não mais concorrer e assumir a coordenação da campanha petebista na eleição proporcional. Outro que estava cogitado era o secretário Geral de Governo, Fabiano Oswald, que é vereador do PT, mas também resolveu não tentar à reeleição. O PDT, juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Ceschini, ainda avaliam sua desincompatilização e essa decisão provavelmente será tomada numa reunião que ocorre na noite desta quinta.

CÂMARA – Além das alterações no governo, a Câmara de Vereadores também passará por mudanças. Ataídes e Danilo reassumem naturalmente suas cadeiras. Giselma Pereira, que é primeira suplente do PT, assumirá como vereadora. Assim, saem do Legislativo, o segundo suplente João Roberto da Silva, o terceiro Darlan Oliveira (PSB – concorreu em 2017 numa coligação com o PT) e o quarto suplente Ênio Tavares.

NOVOS SECRETÁRIOS – O prefeito Adriano adiantou ao TP que o Fórum de Partidos que compõem a base de governo, definiu que neste momento não haverá nomeação de nenhum novo secretário, por uma questão de economicidade pelo momento de crise que se vive. “Só devemos discutir nomes de novos secretários depois do dia 20 de abril. Até lá vamos trabalhar com coordenadorias e com pessoas ligadas aos gabinetes do prefeito e vice e também dos secretários que continuam nas outras pastas”, explicou.

Comentários do Facebook