LUTO

Candiota perdeu na última semana, mais um dos seus emancipadores

Paulo Guedes faleceu aos 70 anos em Agudo (RS) Foto: Divulgação TP

Nascido em Esteio (RS), em fevereiro de 1950, o operador de máquinas Paulo Roberto Canto Guedes fez história em Candiota, especialmente por sua competência e habilidade profissional. Segundo amigos, não havia máquina pesada que Paulo Guedes não manejasse com perfeição.

Por essa destreza, o jovem operador andava de obra em obra pelo Rio Grande afora e chegou à Candiota (na época Bagé ainda) na década de 1970. Foi incorporado ao quadro da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e logo assumiu cargos de coordenação na Mina de Candiota. Viuvou ainda muito novo, quando desse relacionamento teve um casal de filhos, Carlos e Mara.

Em Candiota conheceu Liane – também trabalhadora da CRM, com quem casou novamente e foi sua companheira de toda a vida, tendo os filhos Adriano é Ernâni (Joey).

Durante o processo de emancipação do município, fez parte da Comissão, sendo membro suplente do Conselho Fiscal. Também, na primeira eleição foi candidato a vereador pelo PDT. O presidente da Comissão de Emancipação, Tailor Lima, prestou homenagem nas redes sociais a ele, bem como, a Maurício Beck – outro membro da Comissão, que faleceu no dia 4 de maio. “Ambos, homens íntegros e trabalhadores, chegaram a Candiota na metade da década de 1970 e aqui construíram família e fizeram grandes amizades. Convictos e entusiastas da nossa independência político-administrava, nunca deixaram a fronte do embate do longo processo de 1990/1992”, escreveu Tailor.

Já em meados da década de 1990, após Paulo e a esposa se aposentarem, se mudou com ela para Agudo, na região central do RS, onde morou até seus últimos dias. Paulo Guedes deixou uma infinidade de amigos em Candiota, mas especialmente a família do casal Carlinhos Pereira (Macaco) e Jane Lopes – pais do atual vice-prefeito do município, Gil Deison Lopes Pereira.

Segundo o filho Joey, Paulo foi submetido a uma cirurgia complicada de coração, não tendo resistido ao pós-operatório, falecendo aos 70 anos, em Agudo, no último dia 6 de maio. Ele foi sepultado no cemitério local naquele mesmo dia.

Além da esposa e quatro filhos, Paulo Guedes deixou 12 netos e uma única bisneta, que nasceu exatamente no dia em que ele faleceu.

Na foto, Paulo Guedes (de capacete e macacão) junto a uma das tantas máquinas pesadas que operou na Mina de Candiota Foto: Arquivo Familiar TP

Comentários do Facebook