REFORÇO NA SAÚDE

Candiota recebe novo profissional por meio do programa Mais Médicos

Ele irá atender na UBS de Seival e nas vilas Operária e Residencial

Diego disse que ficou encantado com a recepção do município Foto: Divulgação TP

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Saúde de Candiota conheceu o novo médico que irá atuar no município por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Diego Pinto, 40 anos, é clínico geral e irá atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Seival.

Formado em medicina pela Fundação Hector Barcelo, em Buenos Aires na Argentina, Diego é natural de Rio Grande e concluiu os estudos em 2019. Segundo ele, a tentativa de conseguir entrar no programa foi para retornar ao Brasil e conseguir ficar mais perto da família, que reside em sua cidade natal, porém, a escolha de Candiota não foi a sua primeira opção.

Durante a conversa, ele explicou que no dia de realizar a homologação em Rio Grande, o município informou que possuía apenas quatro vagas para os profissionais, sendo que o grupo cotado para atuar na cidade era composto por 13 médicos. Logo, ele, assim como as demais pessoas, foi direcionado para Candiota, entre outras cidades. “Liguei para a equipe do município para saber como trabalhavam, e desde o primeiro contato por telefone fiquei encantado com a educação, amabilidade e gestão em saúde de Candiota”, contou ele, dizendo que assim que encerrou a ligação, não foi preciso entrar em contato com as outras cidades mencionadas. “Os meus pais já haviam me dito que a cidade era acolhedora e conceituada”.

De acordo com a secretária de Saúde, Alice Bittencourt, todos estão muito felizes em receber o novo profissional em Candiota, em uma vaga, que segundo ela, já existia na cidade. O médico, além de atender a comunidade de Seival nas terças e quintas-feiras, também realizará atendimento na Vila Residencial nas segundas-feiras e na Vila Operária às quartas-feiras. “Acreditamos que é muito importante esta contratação, pois ele veio para agregar a equipe dos outros médicos que já atendem em nosso município. Sabemos que a demanda tem aumentado bastante, e com isso pretendemos continuar qualificando o atendimento dos nossos profissionais à nossa população”, ressaltou Alice.

No tempo que ficou morando na Argentina, Diego trabalhou durante quatro anos em plantões de emergência como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em consultoria com Atenção Primária em Buenos Aires e em uma cidade chamada Varela. Além da medicina, ele também é formado em administração com Master in Business Administration (MBA) em Gestão Ambiental.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook