LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Candiota tem novos nomes à frente de algumas secretarias de governo

Mudança se deu em razão do afastamento dos pré-candidatos à vereança no município

Nas últimas semanas, as secretarias municipais de Candiota passaram, e ainda estão passando, por mudanças e troca de seus titulares. O motivo, é que em pelo menos seis delas, os secretários e secretárias precisaram pedir desligamento em razão de serem pré-candidatos à vereança. A lei eleitoral manda que isso aconteça pelo menos seis meses antes do pleito eleitoral para quem ocupa cargos de chefia na administração pública ou em empresas de capital misto.

OBRAS

Na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o secretário já é conhecido, pois havia atuado na área ainda nesta gestão. Substituindo o suplente de vereador pelo PSDB Marcelo Gregório, Paulinho Feijó está reassumindo o seu posto, segundo afirmou para o TP. Ele havia se desligado da Secretaria em janeiro deste ano, quando Marcelo, que é pré-candidato a vereador, assumiu no seu lugar.

MEIO AMBIENTE

Segundo já noticiado pelo jornal, no Meio Ambiente a nova secretária já está respondendo pela pasta. Paola Nogueira assumiu no lugar de Josuélem Duarte, a Jô, que precisou se desligar do cargo por também ser pré-candidata pelo PSDB.

SAÚDE

Com o retorno necessário de Fabrício Moraes para sua cadeira no Legislativo, já que é pré-candidato à reeeleição pelo MDB, quem assumiu o seu lugar na Secretaria de Saúde foi Alice Bittencourt. Ela já está atuando como a responsável da pasta.

PLANEJAMENTO

Desde março de 2022, a Secretaria de Planejamento tem a mesma representante, Pâmela Medeiros, que segundo informou ao TP, já atua na Prefeitura de Candiota há quase 15 anos.

CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE

Com a saída de Diego Correa Lima, no início deste mês de abril, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude está sendo representada por Juliano Lazzare Corrêa. Ele já foi vereador, presidente da Câmara e agora está assumindo o cargo de secretário da pasta pela segunda vez, sendo a primeira nesta gestão.

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Seguindo com o mesmo secretário desde o início do atual governo, a Secretaria de Administração e Finanças é uma das poucas pastas que não sofreu alteração ao longo destes quatro anos. O comando segue de José Carlos Granatto.

MULHER, LGBTQIAPN+ E IGUALDADE RACIAL

Inaugurada em outubro de 2023, a Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial também passou por mudança nas últimas semanas. Tendo como primeira responsável a vereadora Hulda Alves, atualmente a Secretaria está sendo liderada pela advogada Juliana Baumhardt. A mudança se deu em razão de Hulda, vereadora eleita, ter retornado para a sua cadeira na Câmara, completando a bancada do MDB. Ela também é pré-candidata pelo partido e precisou retornar para sua posição seis meses antes do pleito eleitoral.

TURISMO

A Secretaria de Turismo está com um novo secretário desde o início do mês de março. Voltando a ativa, Ancelmo Camilo é o atual nome da pasta. Ele já foi vereador por três mandatos no município, além de ter sido por três ocasiões presidente da Câmara e passado pela Secretaria de Saúde por duas vezes.

GERAL DE GOVERNO

Com a saída de Dinossane Pech, que também se colocou à disposição como pré-candidato a vereança pelo PSDB, a Secretaria Geral de Governo ficou a cargo de Miguel Cimirro. Durante a gestão atual, ele atuou como coordenador de Cultura e Turismo.

PROCURADORIA JURÍDICA

Com status de Secretaria, a Procuradoria Geral do Município (PGM) segue sem mudanças, tendo a frente a advogada Nathiane Vaz, que atua desde o início do governo.

ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO

Na Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Fabiano Mussoline responde como secretário. Segundo repassou para o jornal, ele havia se desligado em janeiro deste ano, mas retornou em março.

CHEFIA DE GABINETE

Apesar de não ter status de Secretaria, a Chefia de Gabinete também é considerada como de primeiro escalão nos governos. Neste cargo também não houve mudanças, se mantendo Claúdio Hernandes, que no ano passado, por um curto período acumulou o cargo de secretário de Saúde, quando Fabrício Moraes voltou à Câmara e depois retornou ao cargo.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook