ESPECIAL VACINAÇÃO COVID-19

Candiota vacina 50 profissionais da saúde nesta primeira leva

A vacinação iniciou na terça-feira (19) Foto: J.André TP

O prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito Paulinho Brum e o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, fizeram uma transmissão ao vivo pouco antes de uma equipe liderada pelo secretário irem até Bagé, na tarde de terça-feira (19), buscar as doses destinadas ao município nesta primeira etapa.

Durante a transmissão, Folador fez um discurso de agradecimento geral pelo momento em que o Brasil estava passando com a chegada da vacina. Ele demonstrou gratidão aos integrantes do Comitê de Operações de Emergência (COE), aos profissionais de saúde de todas as esferas, ao governador Eduardo Leite que foi buscar as vacinas em São Paulo, ao governador paulista João Dória (a vacina CoronaVac foi envazada no Instituto Butantan), ao ministro Eduardo Pazuello e ao presidente Jair Bolsonaro. “Em 1918 (quando da pandemia da gripe espanhola) não havia essa realidade de agora, quando a ciência, em menos de 10 meses, produziu várias vacinas. Nossa gratidão”, afirmou.

Ao agradecer a todos, Folador pediu que nenhuma autoridade deveria faturar politicamente com esse momento. “Ninguém de nós deveria querer tirar proveito em cima de uma pandemia”, disse.

ATO – Já com a vacina em Candiota, no início daquela noite, num ato simples, mas de muito simbolismo, a cidade deu início a vacinação das primeiras 50 doses da vacina contra o novo coronavírus. A solenidade ocorreu no Centro de Eventos, que é a sede do Comitê da Covid-19. Na ocasião, o vice-prefeito Paulinho, Bibi e a secretária adjunta de Saúde, Clarisse Brum, junto à equipe do COE deram início às primeiras aplicações. Para o vice-prefeito, “este é um momento muito significativo em que Candiota recebe o primeiro lote dessa vacina tão desejada”.

O secretário de Saúde explicou que a princípio estavam reservadas 40 doses da vacina para o município, mas que ao chegarem em Bagé haviam 50, o que vai possibilitar a vacinação de mais profissionais, inclusive os que estão em férias e fazem parte da linha de frente. Bibi disse ainda que as outras 50 vacinas para a segunda dose em 21 dias, estão estocadas na 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) em Bagé. “Este é um momento que o nosso país passa por uma grande pandemia e depois de 10 meses chegou a hora tão esperada por todos nós, a vacina chegou. Não são todas as doses que gostaríamos de ter, mas ficamos felizes por poder imunizar a nossa linha de frente da área da saúde”, destacou.

A PRIMEIRA – Como simbolismo, foi escolhida a médica do COE-Covid-19, Lidiane Klauk, para ser a primeira a tomar a vacina na cidade. Num momento de alegria e emoção, a vacinadora e técnica em Enfermagem, Claudia Pereira, aplicou a primeira dose de esperança em Candiota, sob o aplauso dos presentes.

Depois, também com simbolismo, a segunda a receber a vacina foi a profissional de saúde mais idosa da cidade, a técnica em Enfermagem, Laura Luci Boeck, 58 anos, que possui 22 de trabalhos prestados nesta área ao município. “Uma emoção muito grande. Todos esperavam este dia. Peço paciência à população, que tenham calma, que todos serão vacinados”, pediu.

Após, um a um dos profissionais que trabalham no COE foram sendo vacinados.

PA E SAMU – Em ato realizado no Pronto Atendimento 24h de Candiota, foram vacinados todos os profissionais que atuam no local e também do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). O primeiro a ser vacinado foi o médico Alexandre Zanúncio, de 66 anos de idade e 25 de medicina. Em seguida foi a vez da enfermeira Maiara Braga. “É um momento que todos nós esperávamos. É uma vitória podermos trabalhar com menos pressão”, disse, logo após receber a dose de esperança.

 

Comentários do Facebook