Depois de duas semanas de muita pressão, o Comitê de Operações de Emergência (COE) da Covid-19 de Candiota parece respirar. Nesta segunda-feira (29), com a chegada dos resultados negativos de 11 exames PCR laboratoriais, a cidade zerou o número de suspeitos. A informação também está contida no boletim epidemiológico divulgado há pouco.
A partir desta terça-feira (30), a secretária de Assistência e Inclusão Social, Sandriane Braga, de 33 anos, que testou positivo para Covid-19, será considerada recuperada pelo COE, sendo que a partir de então o município ficará apenas com um paciente ativo, que é um homem de 64 anos, que está assintomático, isolado em sua casa e que também apenas aguarda a passagem protocolar dos 14 dias de quarentena para ser liberado. Estes dois últimos casos ativos, segundo o COE, são de linhas de contágio de fora da cidade e que não se conseguiu uma precisão de onde e como exatamente as pessoas foram infectadas. “Mas o importante é que identificamos os pacientes, isolamos e estão em franca recuperação”, comentou a enfermeira Ariadne Meira da Costa, responsável pelo COE local.
Deste domingo para esta segunda, além de zerar os suspeitos, Candiota diminuiu o número de monitorados de 60 para 56 pessoas.
ISOLAMENTO E TESTE – O prefeito Adriano dos Santos comemorou o fato de se ter zerado o número de suspeitos, além de se estar próximo de não ter casos ativos. Lembrando do slogan de Cidade Protetora da Vida, o prefeito salientou que a estratégia adotada pelo município e colocada em prática pelo COE, está dando certo, qual seja, assim que se tem notícia de alguma suspeita, a pessoa e seu entorno são isolados e testados. “Isso tem nos dado os resultados desejados e mostra nossa capacidade de ação e controle. Agimos nas duas pontas: na prevenção e na ação prática”, salientou Adriano.
A percepção do prefeito foi corroborada pelo secretário de Saúde, Juliano Corrêa. “Testar e isolar tem sido a estratégia que adotamos e que está dando certo, além de ações de prevenção da doença, que não podem afrouxar para seguirmos no controle”. disse.
75 TESTES SEMANAIS – A responsável pelo COE revelou ao TP que o município está aplicando 75 testes rápidos semanais na população e que isso está servindo, além de controle, como uma pesquisa de prevalência (ocorrência) da doença na cidade. Todos os profissionais da saúde foram testados, funcionários de empresas, Brigada Militar e população em geral. “Quem quiser se voluntariar ao teste pode procurar o COE, quando é feito um cadastro e analisado o perfil para a aplicação. Com isso também vamos mapeando a doença na cidade”, assinala Ariadne.