INICIATIVA

Candiotenses criam projeto para incentivar prática da leitura literária na comunidade

Além de permitir acesso aos livros, obras podem ser doadas ao projeto

Josiane Laner e Marcia Teixeira buscam disseminar o hábito da leitura em Candiota Foto: Divulgação TP

Essa é uma daquelas iniciativas de encher os olhos e o cora­ção. Um projeto sem prazo de validade, que não faz distinção de cor, credo, idade, orientação sexual ou classe social e busca, simples e eficientemente, fomentar uma práti­ca bastante antiga e enriquecedora: a da leitura. Para os candiotenses já adeptos, a chance de ter, de forma gratuita, acesso a diversas obras; para quem ainda precisa descobrir o encantado mundo da literatura, a oportunidade ideal.

COMO SURGIU – Para o jornal, Josiane Laner, formada em Letras, e Marcia Teixeira, acadêmica em Ciências Contábeis, contaram como surgiu a ideia do projeto denominado “Leitura em Casa”. Além de amigas, a dupla também trabalha na mesma empresa de cosméticos em Candiota e constantemente surgem conversas sobre os mais diversos assuntos. “Trocamos muito incentivo e apoio, compartilhando o que gostamos de fazer e nos motivando em busca de nossos objetivos. Numa dessas conversas, a Marcia me relatou o anseio de desenvolver um projeto de leitura na cidade e obviamente acei­tei na hora a convocação, pois meu trabalho de conclusão da graduação fora realizado na linha de literatura, especificamente na formação de leitores literários”, disse Josiane, que concluiu a graduação em uma uni­versidade pública e, segundo ela, se sente na obrigação de retribuir para a sociedade o privilégio que teve.

COMO FUNCIONA Na prática, o projeto é baseado na simplicidade e na confiança. “Nós duas fazemos parte de uma sociedade, portanto trabalhamos e socializamos aqui. Somos leitoras e queríamos instigar o prazer da leitura nos moradores não leitores e dar acesso, através do com­partilhamento de livros, àqueles que são leitores e por algum motivo não têm acesso aos livros”, explicaram.

A casinha com os livros está localizada na rua Ernesto Dor­neles, nº 500, até que encontrem um local fixo e seguro do mau tempo para deixá-la. As obras estão dispo­níveis 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O leitor vai até lá, escolhe um livro para levar para a casa e, de preferência, assim que concluir a leitura faz a devolução para que outra pessoa tenha oportu­nidade de ler. As doações de livros também são bem-vindas.

Para Josiane, a intenção também é fazer com que mais pesso­as se unam ao projeto para dissemi­nar a boa prática. “Acreditamos que fazemos parte do todo. Certamente que devemos reivindicar a parte do setor público nas mudanças que que­remos no município, mas não preci­samos fazer isso de braços cruzados. De críticas e palestras em tribunas virtuais já estamos estupefatos, então por que não apresentarmos soluções e ideias?!”.

Nos dias atuais, onde o distanciamento social ainda é a medida mais eficaz para conter a disseminação do novo coronavírus, o “Leitura em Casa” também surge como uma alternativa para ocupar o tempo e a mente.As idealizadoras do projeto já pensam em desenvolver outras atividades para o momento pós-pandemia.

AVALIAÇÃO Há uma semana em pleno funcionamento, a avaliação da dupla já é bastante positiva. Conforme contaram, estão satisfei­tas e radiantes diante da aceitação do público – que em sua maioria ainda é o infantil, mas lembram que o projeto visa alcançar todas as idades. Segundo elas, o acesso à internet e às redes sociais faz com que a leitura seja uma constante nas telas dos celulares e computadores. Aqui, buscam mudar a estatística de que, no Brasil, metade das pessoas não lê literatura. “No projeto o foco está em leitura literária, leitura de fruição. Ler para se informar, ler para engrossar nosso conhecimen­to, vocabulário, sim, mas princi­palmente para nos divertirmos e para que através dessa poderosa ferramenta cultural tenhamos a pos­sibilidade de nos constituirmos com cidadãos mais cultos e empáticos”, finalizaram.

Para doação de livros, dú­vidas ou sugestões é possível entrar em contato através do WhatsA­pp:(53) 3245-5035 ou (53)99993-9601. O projeto também já tem uma página no Instagram: @leitura.emcasa.

Comentários do Facebook