CULTURA

Canto Moleque nas Escolas conta com mais de 140 participantes em Candiota

As instruções com os professores de música já começaram

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Erica dos Santos, Julia Azambuja e Sérgio Marques fazem parte da coordenação do projeto Foto: Divulgação TP

O pontapé inicial para a fase municipal da 24ª edição do Can­to Moleque já começou de forma bem efetiva nas es­colas de Candiota. A ação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, é uma iniciativa do Gabinete da primeira-dama e conta com a parceria da Secre­taria de Cultura, Esporte e Juventude e da Secretaria de Educação.

Para esta fase, mais de 145 jovens estão ins­critos e agora participam das oficinas de canto e de presença de palco com os músicos Alexandre Bro­se e Augusto Maradona. Neste ano, a novidade é a categoria pré-mirim – que abrange crianças de 5 a 9 anos. “Foi uma grande e satisfatória surpresa a categoria pré-mirim – que foi acrescentada no fes­tival este ano e lidera as inscrições para participar”, contou a coordenadora de Tradicionalismo, Julia Graziela Azambuja.

Conforme repassa­do ao TP, as aulas inten­sivas começaram na última quinta-feira (17) e a equipe que coordena o projeto já esteve nas escolas Francis­co Assis Rosa de Oliveira (Faro), Neli Betemps e 8 de Agosto para que os alunos passem a receber as instruções. De acordo com o regulamento, as próprias escolas realizarão suas se­letivas junto aos oficinei­ros e os que passarem vão para um segundo momento que é a fase municipal do Canto Moleque.

Os alunos estão recebendo instruções de canto e presença de palco nas escolas Foto: Divulgação TP

O secretário de Cul­tura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, diz que se sente gratificado ao chegar nas escolas e encontrar as crianças ansiosas pelo início das oficinas. “Temos certeza que será mais um ano de muitas descobertas de novos talentos e, cla­ro, muita emoção neste palco mágico do Canto Moleque. Já apareceram novos talentos que irão encher de orgulho não só suas respectivas escolas, mas toda Candiota. Será um belo festival”, afirmou.

Para Julia Graziela Azambuja, coordenado­ra de Tradicionalismo, o projeto o qual também coordena tem muito a ser comemorado e explorado. “Candiota ganha o maior presente em edição cul­tural que poderíamos ter neste momento, pois a música além de educar traz às crianças e aos jovens um novo modo de ver a felicidade tanto interior quanto exterior”, disse.

Entre os mais de 145 participantes, 16 continuarão tendo aulas até fevereiro Foto: Divulgação TP

SELETIVA ESCOLAR O Canto Moleque nas Es­colas já tem sua fase fi­nal marcada para o dia 8 de novembro, às 14h, no Ginásio de Candiota. Na oportunidade, além dos 16 participantes selecionados para a etapa municipal, acontecerá a escolha da corte das soberanas do Canto Moleque de 2020. Até o momento, a infor­mação é de que 10 meninas já se inscreveram para participar.

SAIBA MAIS Os 16 par­ticipantes selecionados seguirão tendo aulas com os oficineiros durante os meses de novembro, de­zembro, janeiro e feverei­ro. Além disso, os quatro melhores colocados no município vão representar Candiota no 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

Comentários do Facebook