
Prefeitura negocia com a CRM o repasse da área de 4 hectares do cemitério ao município Foto: Arquivo TP
Nesta terça-feira (11), o vice-prefeito de Candiota e secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Gregório, esteve em reunião com o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Baretta, e também com o diretor Administrativo, João Batista Rodrigues, na sede da empresa, em Porto Alegre.
Na oportunidade, ficou definido que a Prefeitura irá apresentar um projeto de reestruturação da área onde está localizado o Cemitério Municipal, que ainda pertence à CRM. A ideia, segundo nota publicada pela Prefeitura, é que a Companhia repasse a área ao município, para que em seguida se possa fazer a concessão do Cemitério à iniciativa privada, que deverá cuidar, gerenciar e investir no espaço. O governo ainda está formatando o projeto, segundo informado ao jornal.

Vice-prefeito e secretário de Obras de Candiota, Marcelo Gregório (D), esteve com a direção da CRM tratando do assunto Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria
Recentemente, a vereadora Luana Vais (PT), solicitou reparos na estrutura. O vereador Gildo Feijó (MDB), por sua vez, apresentou um anteprojeto de lei, que cria o Fundo Municipal de Manutenção dos Cemitérios (FMMC), vinculado à Secretaria Municipal de Administração, com o objetivo de garantir a manutenção, limpeza, reforma, ampliação e conservação permanente dos cemitérios públicos municipais, bem como a organização e prestação dos serviços de sepultamentos e velórios.
Na coluna Papo de Redação, o TP sugeriu melhorias no local, como iluminação, inclusive que se desloque a Capela Velatória para o Cemitério, retirando do centro da cidade como é hoje, além da pavimentação entre o CTG Luiz Chivirino e o local.