O jornal Tribuna do Pampa obteve com exclusividade a informação de que a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), conseguiu levantar agora pouco o embargo imposto pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), na última terça-feira, 13. Além do embargo o Ibama aplicou quatro multas, que totalizaram de R$ 75,1 milhões, após identificar violações dos limites máximos de vazão de efluentes e das taxas de óleos e graxas, entre outras irregularidades.
O TP ainda não conseguiu mais detalhes sobre o levantamento do embargo, entretanto a medida foi conseguida juridicamente junto ao Tribunal de Justiça Federal do RS no final da tarde de hoje (16). Segundo fontes da CGTEE, a usina, que paralisou suas atividades nas fases A, B e C desde a ação do Ibama, deverá voltar a funcionar imediatamente.
O embargo, sob a alegação do Ibama, também foi porque a Usina produziu emissões atmosféricas em desacordo com os padrões estabelecidos, deixou de entregar relatórios de monitoramento e descumpriu obrigações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a operação das fases A e B da usina.
A CGTEE emitiu nota contestando a medida e assinalando que vem cumprindo as exigências ambientais desde janeiro deste ano.