ELEIÇÕES 2024

Chapas majoritárias contêm maior participação feminina nestas eleições

Da região do TP, apenas Candiota não possui mulheres candidatas a prefeita ou vice

No país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar, 52% são mulheres, correspondendo a mais de 81 milhões. O número de mulheres eleitoras também é maior no Rio grande do Sul. Dos mais de 8,6 milhões de eleitores, mais de 4,5 são mulheres (53%).

Na região dos cinco municípios de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, apenas dois possuem mais mulheres eleitoras do que homens, Bagé com 53% (48.744 mil) e Pinheiro Machado com 51% (5.038 mil). Os outros três, as mulheres estão abaixo, sendo 49% em Candiota, 49% em Hulha Negra e 47% em Pedras Altas.

A participação de mulheres em cargos de chefia e direção tem sido cada vez mais buscado pela necessidade de paridade de gênero e valorização da mulher. Na política, a mulher tem aparecido mais, mas ainda em pequena escala se for feita uma análise minuciosa.

Nestas eleições municipais de 2024, porém, um diferencial foi percebido nas candidaturas da majoritária, a prefeito e vice, uma maior participação feminina da área de cobertura impressa do jornal, uma realidade totalmente diferente do pleito de 2020.

 

MAJORITÁRIA

Dos cinco municípios do TP – Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, apenas Candiota não possui mulheres integrando chapas e colocando os nomes à disposição como prefeita ou vice-prefeita.

Conforme o TSE, das 13 chapas que disputam as prefeituras das cinco cidades, há mulheres em cinco, sendo três muheres candidatas a prefeita e três a vice-prefeita.

Em Bagé, a jornalista Roberta Mércio disputa o Executivo pelo PL como candidata a prefeita. Em Hulha Negra, o diferencial é ainda maior. A vereadora Tanira Ramos, também do PL, é candidata a prefeita em chapa pura, tendo como candidata a vice-prefeita também uma mulher, a médica Ester Köester. Ainda em Hulha Negra, integra uma chapa na majoritária como candidata a vice-prefeita, a professora Iara Madeira, ao lado de Beto Dalpiva. Em Pedras Altas, Viviane Veca, do Progressistas, disputa a prefeitura como candidata a prefeita e em Pinheiro Machado, a atual vereadora Laura Ratto, do MDB, compõe a chapa majoritária como candidata a vice-prefeita ao lado de Ronaldo Madruga.

Seguindo na sequência das fotos – Roberta Mércio, candidata a prefeita de Bagé; Tanira Ramos é candidata a prefeita em Hulha Negra e Veca é candidata a prefeita em Pedras Altas

 

Seguindo a sequência das fotos – Professora Iara é candidata a vice em Hulha Negra; Ester Köester é candidata a vice em Hulha Negra e Laura Ratto é candidata a vice em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

CANDIDATAS À VEREADORAS

 

O jornal fez uma segunda análise no que se refere a candidaturas à vereança. Cabe lembrar que a lei eleitoral determina um mínimo de 30% de um dos gêneros, mas o que mais se vê, é a quantidade mínima de candidatas femininas para fechar o quadro determinado pela Justiça Eleitoral.

Em Bagé, 176 pessoas disputam 17 cadeiras no Legislativo. Destes, 63 são mulheres.

Candiota possui 65 candidatos e candidatas, sendo 18 mulheres disputando as nove cadeiras da Câmara.

Em Hulha Negra, são 38 candidaturas à vereança, sendo 14 de mulheres na busca pelas nove vagas.

Pedras Altas possui 21 nomes à disposição, sendo 9 de mulheres que disputam as nove cadeiras legislativas.

Pinheiro Machado possui 52 candidatos e candidatas, sendo 16 mulheres em busca de nove vagas na Câmara.

 

PARIDADE DE GÊNERO

Cabe destacar que apenas o Partido dos Trabalhadores (PT) possui paridade de gênero em suas candidaturas à vereança em dois municípios da região. São cinco homens e cinco mulheres à disposição pelo partido em Hulha Negra e Pedras Altas, mostrando mais a intenção de valorização das mulheres na política.

 

Comentários do Facebook