RESIDENCIAL EM CANDIOTA

Chaves entregues

Caixa entregou as chaves das moradias para as 207 famílias contempladas

Caixa entregou as chaves das moradias para as 207 famílias contempladas Foto: Claudenir Munhoz TP

O dia 19 de julho ficou marcado para 207 famílias de Candiota. A terça-feira não foi apenas um dia qualquer da semana, mas sim de conquista, realização de sonho e vida nova. A prefeitura e a Caixa Econômica Federal entregaram para as famílias contempladas as chaves das moradias do residencial Viver Melhor construído na sede do município. A cerimônia ocorreu no Ginásio Municipal Dario Lassance. A superintendente regional da Caixa de Pelotas, Cristiane Cunha, explicou aos beneficiários como proceder a partir de agora. “Todos estão aptos a se mudarem para as moradias. Estamos entregando as chaves e, também, um guia da construtora. Desejamos a todos uma excelente moradia”, falou.

Família de Ana Paula começa uma nova vida

Família de Ana Paula começa uma nova vida Foto: Claudenir Munhoz TP

A mobilização na tarde do dia 19 foi grande e quem lutou muito por uma casa, agora se emociona com a conquista. Ana Paula Moreira Lopes Silveira, 23 anos, é uma das contempladas e o sentimento agora é somente de felicidade. A beneficiária que tem um filho, de 10 anos, e esposo, de 36 anos, cuja profissão é de servente, pretende se mudar o mais rápido possível e iniciar uma nova etapa de vida. “É alegria. Viver em paz. Morei seis anos no Areal. É meu sonho sendo realizado. Estou muito contente e se puder já faço a mudança ainda hoje (terça-feira)”, relatou a nova moradora do residencial.

O secretário de Planejamento, Alexandre Vedooto, acredita que o poder público atingiu os objetivos e sucesso neste processo que iniciou em 2012, em caráter excepcional no Ministério das Cidades, visto que na época estava sendo construída a Fase C, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE – Eletrobrás).  “De lá pra cá são várias etapas. O projeto foi defendido em Brasília por uma comitiva e no IBGE, pois havia mais pessoas na zona rural do que na urbana, entre outros casos. Estamos fechando esta etapa satisfeitos”, comentou.

Vedooto explicou a reportagem do TP que agora as famílias têm até 30 dias para realizar a mudança. Já os contratos serão entregues em 15 dias, pois estão em processo de regularização no Registro de Imóveis. “Caso o contemplado não obedecer ao período de mudança, é considerado como desistência da moradia, como também, dentro de um mês, se alguma irregularidade for constatada, ocorre o rompimento do contrato”, alertou o secretário.

No processo houve algumas desistências e, neste sentido, os suplentes vão sendo chamados. Conforme o Executivo, a lista de pessoas na espera chega a 14. No dia da entrega das chaves, três famílias assinaram contratos. Ainda segundo o secretário, foram constatados casos de pessoas que se mudaram para outros municípios; inscritos que não entregaram as casas na área de risco onde moravam; o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) permanecer em outra cidade, entre outros casos, os quais impediram de algumas famílias serem contempladas com uma moradia.

Alexandre acrescentou que todo o trabalho envolveu desde técnicos até engenheiros. “Fizemos o melhor possível. Acho que não há outra administração que, em oito anos, entregou 500 casas, entre elas, 200 do Residencial Candiota e 40 em Seival. A bandeira do governo foi habitação, regularização fundiária”.

LIGAÇÃO DA LUZ – Durante a cerimônia foi informado sobre a ligação de energia elétrica nas moradias. A prefeitura declarou que a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) apenas irá realizar dez ligações por dia. Entretanto, de acordo com a agência local, não há um limite de atendimentos por dia. Os beneficiários devem comparecer à CEEE, na Vila Operária, munidos dos documentos pessoais, da residência e solicitar a ligação. O prazo normativo da companhia é de até três dias úteis, porém a equipe pretende realizar um plano de trabalho, através da ajuda de agências da região para atender toda a demanda e agilizar as solicitações.

Comentários do Facebook