
Encontro entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco e representante no Brasil aconteceu esta semana na Secretaria Foto: Divulgação TP
Além de já terem construído a Fase C da Usina de Candiota, estarem construindo a UTE Pampa Sul (também em Candiota), através da Sdepci e serem os principais financiadores do futuro projeto da UTE Ouro Negro, em Pedras Altas, os investidores chineses seguem mostrando mais interesse pelo carvão do Rio do Grande do Sul – estado que detém 86% das reservas nacional e grande parte delas situadas em Candiota.
Dirigentes da Zhejiang Electric Power Construction Co (ZEPCC) – que é um complexo empresarial chinês que atua na área da produção de equipamentos e de geração de energia, virão ao Rio Grande do Sul em fevereiro para avaliações sobre projetos nas áreas de gás, geração eólica e carvão.
Especificamente sobre o carvão, o interesse chinês é investir na área, contribuindo para a diversificação da matriz energética do RS, assim como o beneficiamento do mineral para a geração de gás.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, recebeu esta semana, executivos das empresas Meta Fiscal e Buriti Consultoria Empresarial, que representam a ZEPCC. Tarsi Pires, consultor de energia, e Alberto Wiebbelling adiantaram a Fábio Branco o interesse dos chineses.
O secretário disse que há interesse nos empreendimentos industriais nas áreas de geração de energia e na área do polo naval, investimentos em estaleiros em Rio Grande e informou que uma missão governamental do Rio Grande do Sul para contatos na República Popular da China deve ocorrer no primeiro semestre de 2017, em data a ser agendada.