TURISMO

Ciclorrota Internacional do Pampa é inaugurada

Circuito possui cerca de 200km Foto: Audrin Quadros/Especial TP

Na manhã do último domingo (15), o governo de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI), realizou o ato inaugural da primeira rota de ciclismo entre fronteiras das Amérias, a Ciclorrota Internacional do Pampa. O projeto conta com a participação da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), da Prefeitura de Aceguá e da Alcaldia de Acegua (Uy).

A Ciclorrota Internacional do Pampa possui percurso de quase 200 km, divididos em quatro rotas, unindo Bagé a Acegua (Uy). Antes da cerimônia de inauguração, 40 ciclistas de seis municípios (Bagé, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Aceguá, Souza/PB e Gross-Gerau/Alemanha) percorreram a rota 1 da Ciclorrota. A rota tem saída do Largo do Centro Administrativo, percorre a região do Espantoso e retorna ao centro da cidade, em um percurso de 75 km.

O percurso apresenta pontos de apoio ao fim de cada trecho. No espantoso, a parada é na propriedade Sina Sina. “Como nós já tínhamos relação com o turismo lá nas Minas do Camaquã, nos colocamos à disposição para desenvolver o turismo aqui na região”, explicou a proprietária do local, Amália Martins.

“A Ciclorrota Internacional do Pampa apresenta um potencial turístico, mas sobretudo, tem como propósito a união entre os povos brasileiros e uruguaios. Valorizando e incentivando a cultura da bicicleta, o cuidado com o meio ambiente e a proteção do bioma Pampa”, salientou o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira. Ainda de acordo com ele, o projeto da Ciclorrota começou a ser pensado no ano de 2017, início do governo do prefeito Divaldo Lara, que sempre apoiou a ideia.

Durante a cerimônia, participaram autoridades do município, além do prefeito de Aceguá, Marcus Aguiar; e o Alcalde de Acegua (Uy), Javier Rodriguez; e o vice-prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil, que representou o prefeito Divaldo Lara. “Falar em desafio e aventura é falar em adrenalina. Durante 18 anos representei a minha cidade, em rústicas e em maratonas, em diversos municípios. E é um prazer cumprir estes desafios. Então uma rota é muito mais do que isso, é você reunir o grupo e vencer seus desafios pessoais”, falou o vice-prefeito Mário Mena Kalil.

A realização da Ciclorrota Internacional do Pampa contou com a parceria de empresas âncoras: Savarauto, Tterrasul, Origem Pampa, Minotto Imóveis. E com o apoio de Clube Audax, Insight, Niduss, Peruzzo e Mistura da Terra.

Comentários do Facebook