SÉTIMA ARTE

Cineasta bageense é eleito melhor diretor do Festival de Gramado

O bageense recebe o reconhecimento em Gramado Foto: Divulgação TP

O cineasta bageense Zeca Brito foi eleito neste sábado (19), como melhor diretor do 51ª Festival de Cinema de Gramado, levando o cobiçado troféu Kikito na categoria longas gaúchos.

O feito foi conquistado pela direção do longa-metragem Hamlet, que mistura ficção e documentário sobre a crise política de 2016, com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, que inclusive é protagonista direta do filme.

Zeca Brito tem 36 anos é, filho do produtor cultural e político bageense, Sapiran Brito, é graduado em Realização Audiovisual (Unisinos), bacharel em Artes Visuais (UFRGS) e sócio da Anti Filmes. Dirigiu os curtas “Um Filme Chamado Sfincter (2006)”, “Um Breve Assalto” (2009), “Aos Pés” (2010) e “O Sabiá” (2010). Seu primeiro longa “O Guri” (2011), segundo Jean-Claude Bernardet “assinala o nascimento de um novo talento cinematográfico no Brasil”.

Em 2015 lançou o longa “Glauco do Brasil” (Canal Brasil). Dirigiu e produziu o longa de ficção “Em 97 Era Assim” (2017). Atualmente grava longas documentais. Zeca é o diretor do Festival Internacional da Fronteira, em Bagé, que já conta com sete edições.

Comentários do Facebook