TARIFA INEXISTENTE

Cobrança de taxa de ligação e tratamento de esgoto gera repercussão na comunidade de Pinheiro Machado

Corsan Aegea esclareceu que valores pagos serão devolvidos em forma de crédito na próxima fatura

Em destaque, cobrança da taxa de ligação de esgoto Foto: Divulgação TP

Uma cobrança inclusa nas contas de água de Pinheiro Machado referente a ligação e taxa de esgoto gerou repercussão na cidade. Isso porque, o município não possui coleta e tratamento de esgoto, que é todo ou por fossa asséptica, ou direto no meio ambiente.
No município, a conta de água onde estava inclusa esta tarifa, é emitida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) Aegea, atualmente empresa privada presente em 13 estados brasileiros, responsável pelo abastecimento de água na cidade.
Em razão do problema, o prefeito Ronaldo Madruga, esteve reunido com a direção da empresa. Em nota emitida pelo Executivo, a prefeitura esclareceu não ser responsável pela cobrança da taxa, ressaltando o compromisso em buscar o diálogo e atuar em questões de interesse da comunidade.
“A municipalidade não tem o poder de interferir nas decisões da empresa quanto à cobrança de impostos ou serviços. O papel da gestão é levar as demandas da comunidade à empresa responsável, como ocorreu neste caso. Mas a Corsan/Aegea esclareceu que o erro na cobrança foi um problema de sistema, que já está sendo corrigido para evitar futuras cobranças indevidas”.
A nota da Prefeitura ainda dizia que a empresa responsável teria afirmado que não haveria mais cobrança da taxa de ligação de esgoto, a menos que fosse requisitado ou devidamente tratado. O prefeito Ronaldo Madruga também havia adiantado ao jornal que “o valor pago indevido será ressarcido pela empresa na próxima fatura”.

Nesta outra fatura, cobrança de tratamento Foto: Divulgação TP

COMUNIDADE
A reportagem do TP conversou com uma moradora que recebeu a cobrança da taxa de ligação e do tratamento. Ela preferiu não ser identificada, mas nos relatou ter ficado assustada com as taxas. “Primeiro recebi um acréscimo de R$ 17,02 e no mês seguinte, de R$ 34,92. Não era um valor esperado, foi um susto no valor da conta de água. Tenho outras pessoas amigas que também receberam, mas acreditamos que realmente vai ser resolvido”, relatou a moradora.
CORSAN/AEGEA
O Tribuna do Pampa contatou com a assessoria de imprensa da Corsan Aegea para esclarecimentos sobre a cobrança indevida. Em nota, a empresa informou como será o ressarcimento dos valores. “Em atendimento a uma demanda da prefeitura de Pinheiro Machado, a Corsan vai suspender a taxa de cobrança de ligação e coleta de esgoto de cerca de 2.500 imóveis do município. A medida passa a valer a partir de janeiro de 2024. Os usuários que tiveram, em dezembro de 2023, cobranças referentes a esgoto na fatura vão receber o valor, em forma de crédito, na fatura seguinte e, depois, não terão mais cobranças de esgoto em contas futuras. A taxa referente à coleta de esgoto representa 50% da fatura do consumo de água. Depois de concluídas as obras de esgotamento sanitário no município, então passará a ser cobrada a taxa de coleta e tratamento de esgoto dos imóveis ligados à rede”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook