CORONAVÍRUS

COE de Candiota aguarda confirmação de testes rápidos aplicados em empresas

Desde a tarde desta segunda-feira (13), o Comitê de Operações de Emergência (COE) da Covid-19 de Candiota aguarda confirmação de três testes rápidos positivados em empresas privadas do município. A iniciativa da testagem em massa tem ocorrido periodicamente e a responsabilidade é das próprias empresas.

Em contato com o jornal, a enfermeira do COE, Ariadne Costa, explicou que os resultados são imediatamente repassados para a equipe do município, que toma as demais providências. “O registro no sistema é obrigatório, existe uma portaria do próprio Ministério da Saúde exigindo que qualquer teste, feito em qualquer lugar, tem que ser comunicado ao sistema e as empresas sabem disso”, explicou.

Segundo a profissional, embora com resultado positivo, os testes precisam ser ainda submetidos ao laboratório de referência – o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). “Os funcionários testaram positivo pela manhã e antes do meio-dia já haviam sido testados novamente por nós. No início da tarde chegamos a refazer de outros dois que haviam ficado inconclusivos. Eles ainda não são positivos, só serão a partir do resultado oficial do laboratório”, disse Ariadne. Conforme lembrou, o RT-PCR pode ter resultado negativo mesmo que o teste rápido tenha sido positivado.

Apesar disso, todos os contatos próximos dos casos considerados suspeitos já foram afastados. “Vai ser coletado material para análise dos mais próximos e o pessoal do transporte também foi afastado das suas atividades até sair os resultados. Estão falando em 100 pessoas afastadas, mas não existe mais contato com tanta gente assim. A realidade já é outra, as pessoas estão mais cuidadosas, os espaços são realmente mais afastados entre um indivíduo e outro e isso também porque diminuiu o fluxo de pessoas. Realmente é mais quem viaja junto mesmo”, finalizou.

A expectativa é que o resultado dos exames laboratoriais seja divulgado ainda nesta semana.

Comentários do Facebook