ELEIÇÕES 2016

Coligação “Pedras Altas, mudar é preciso”

Bebeto e Giovanni são os candidatos a prefeito e vice

Bebeto e Giovanni são os candidatos a prefeito e vice Foto: Divulgação TP

SAÚDE – Na Cidade do Castelo, a aliança de oposição é formada pelo PSB, PT, PDT e PMDB. O candidato a prefeito é Bebeto Perdomo (PSB) e a vice Giovanni Friedrich (PT). A coligação quer reestruturar a Secretaria Municipal de Saúde, tanto no que diz respeito ao funcionamento como no que se refere à estrutura física do órgão. Segundo Bebeto, a intenção é que os pedras-altenses voltem a ter um atendimento de qualidade, como já tiveram no passado. E isso inclui, conforme ele, a valorização do funcionalismo. “Para, juntos, desenvolvermos um excelente trabalho, como a abertura do Hospital Municipal para internações, que está fechado desde 2006”, lembra.

A coligação também se propõe a expandir o atendimento do Estratégia Saúde da Família (ESF), dando apoio e suporte para a equipe, e a ampliar e melhorar o atendimento odontológico na sede e no interior do município, além de desenvolver um trabalho preventivo junto às escolas. A construção de um posto de saúde na localidade Quilombola/Várzea, bem como a contratação de um agente de saúde para atender especificamente essa comunidade são outras ações que Bebeto se compromete em executar, se eleito.

O candidato promete ainda contratualizar mais exames clínicos, consultas especializadas e próteses dentárias. Também planeja desenvolver, em parceria com as escolas, ações para reciclar o lixo e mutirões de castrações de cães e gatos, e de controle de pragas. Além disso, o socialista destaca que irá trabalhar em prol das pessoas com deficiência, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) itinerante.

EDUCAÇÃO – Nesta área, Bebeto ressalta que a meta é readequar a estrutura física de toda rede municipal de ensino. “Hoje, funciona de maneira precária”, avalia. “Daremos apoio técnico e pedagógico para que nossa equipe possa educar com qualidade. Construiremos uma escola-polo modelo no interior do município, com posto médico integrado e alojamento digno para nossos educadores, para que, no futuro, tenhamos um local para pleitear a instalação do Ensino Médio/Educação de Jovens Médios (EJA) com muita qualidade”, detalha o socialista.

Refeitórios amplos, cozinhas adequadas com refrigeradores, apoio e suporte de informática em todas as escolas da rede municipal, distribuição de uniformes, além de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência, fazem parte da lista de propostas. Bebeto diz que a coligação também estará focada em prestar um transporte escolar de qualidade e em retomar o projeto Capoeira na Comunidade e o ensino de música, para que seja criada a banda municipal. O candidato promete trabalhar para que todos os colégios tenham quadras poliesportivas e escolinhas de futebol.

 INFRAESTRUTURA URBANA E RURAL – No quesito infraestrutura urbana, o socialista diz que o principal objetivo da coligação é urbanizar e organizar os loteamentos Morada do Sol, João de Barro e Ricarte Madruga. “As pessoas foram jogadas sem saneamento básico, calçamento e até falta de rede de água”, menciona Bebeto. “Queremos ter ginásio de esportes que não chova e projetar a avenida de acesso pela frente do ginásio municipal, saída para o hotel fazenda São Manoel, e a entrada principal da cidade pela ERS-608”, acrescenta.

As demais propostas da aliança PSB, PT, PDT e PMDB são: pavimentar todas as ruas da cidade; criar um calendário de eventos do município; prestar apoio a indústria Pedras do Sul; adequar e ampliar o cemitério municipal; instalar uma central de monitoramento urbano e de pontos importantes nos principais acessos rurais; manter audiências permanentes, junto aos órgãos estaduais, para retomada da obra e manutenção ERS-608; elaborar um projeto para humanização e arborização dos canteiros e praças da cidade; e calçar e drenar o largo Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento)/Emater/Rs-Ascar.

Com relação à infraestrutura rural, o candidato diz que será necessário começar o trabalho reconstruindo todas as estradas do interior do município. “Vamos aterrar, embueirar e encascalhar primeiramente as estradas da zona produtiva e as de uso do transporte escolar”, destaca, mencionando que será disponibilizada água de qualidade para todas as comunidades que estão em estado precário. Ele também se propõe a apoiar as cooperativas e associações comunitárias, bem como firmar parcerias para que sejam instaladas no município uma fábrica de rações e uma central de resfriamento/armazenamento. E ainda pretende aperfeiçoar o programa de inseminação e colocar em prática o projeto de açudagem para os produtores.

Comentários do Facebook