
O campeonato atendeu as expectativas e o grupo arrecadou 500 kg de alimentos Foto: Divulgação TP
Solidariedade é a palavra que está se destacando em meio a tanta tristeza e destruição em que as famílias gaúchas estão vivendo. Faltando poucos dias para completar um mês de chuvas intensas e enchentes, o cenário que deveria estar melhorando, parece que piora com a diminuição das águas nas cidades atingidas.
Como é visto e divulgado, as cidades de cobertura impressa do jornal, que felizmente não foram atingidas, estenderam e continuam estendendo a mão para as famílias afetadas. Doações de todo o tipo, bingo beneficente e até mesmo campeonato de futebol para arrecadar ainda mais coisas, estão sendo feitos, e cada pessoa ajuda como pode, de acordo com a sua situação.
A exemplo disso, no último dia 19 de maio, o Grêmio Esportivo Candiota realizou um campeonato de futebol com o intuito de arrecadar água, roupas, cobertas e com a meta de conseguir 500 quilos de alimentos, a qual foi alcançada. De acordo com o presidente do time, Antônio Moraes, o Toninho, mesmo com o clima não colaborando e o dia se apresentando nublado e chuvoso, candiotenses e pessoas de toda a região não deixaram de prestigiar os jogos e fazer a sua doação. “Primeiramente nosso objetivo era enviar as doações para as cidades de Rio Grande e Pelotas, que são mais próximas da nossa cidade. Mas com a divulgação da nossa iniciativa, muitas pessoas entraram em contato conosco, principalmente aqui do município mesmo, e pediram ajuda para familiares que moram em Guaíba e precisam de muita ajuda”, informou Toninho, dizendo que após o recebimento das mensagens, o grupo se reuniu e decidiu fazer a divisão dos ítens arrecadados e tentar contemplar da melhor forma as cidades solicitadas.
Além do jogo, um grupo que foi formado e denominado como “Amigos da saúde”, realizou um bingo beneficente no último dia 15 de maio, na sede de Candiota. Segundo um dos responsáveis, o vereador Fabrício Moraes, foi arrecadado pouco mais de R$ 11 mil, e cerca de 100 quilos de alimentos que foram levados pelas pessoas que jogaram. Segundo ele, a ideia é ajudar as famílias atípicas que estão em abrigos ou na casa de parentes e amigos. Além disso, o foco principal é beneficiar especialmente a Casa Azul Amar, na cidade de Rio Grande, que ajuda e acolhe famílias especiais. “A ideia é fazer a entrega nos próximos dias, mas tudo depende de como vai estar a situação para chegarmos até a cidade”, comentou ele, informando que a loja candiotense Claucos Calçados, em parceria com o grupo, irá realizar a doação de pares de calçados.

Bingo lotou as dependências do CTG Luiz Chirivino Foto: Divulgação TP
Ainda em Candiota, a Defesa Civil municipal vai levar para algumas cidades afetadas as arrecadações feitas pelo Caminho da Luz, da cidade de Bagé. O coordenador, Tiago Ferreira, explicou que os materiais arrecadados foram recolhidos pela Defesa Civil candiotense para facilitar a entrega que deve acontecer, a principio, para Rio Grande e Eldorado do Sul. “Nos donativos recolhidos, estão inseridos alimentos da agricultura familiar, além de roupas, remédios, cobertores e brinquedos”, disse Tiago, informando que a distribuição também deve acontecer nos próximos dias.
“É uma ação solidária em conjunto, envolvendo a comunidade de Bagé, o Caminho da Luz e o município de Candiota, através da Defesa Civil. Como esperávamos, tivemos muita participação da nossa população e agora essas roupas, alimentos e produtos serão destinados a pessoas que passam por um momento de perda material e onde essa ajuda chega como uma forma de apoio para a reconstrução de suas vidas”, destacou o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO