CORONAVÍRUS

Comércio de Hulha Negra também já reabriu em meio turno

Lojas podem abrir das 13h às 19h. Foto: Silvana AntunesTP

Nesta quinta-feira (16), um novo decreto foi emitido pela Prefeitura de Hulha Negra. Seguindo a orientação estadual, o decreto municipal nº 2.379/2020 reiterou a declaração de Estado de Calamidade Pública para fins de prevenção e enfrentamento da emergência ao novo coronavírus (Covid-19) e liberou o funcionamento do comércio em meio turno na cidade.

O decreto tem validade até o dia 30 de abril e por meio dele, as lojas podem funcionar das 13h às 19h seguindo medidas restritivas de prevenção ao coronavírus. Conforme o prefeito Renato Machado, a reabertura do comércio era uma ansiedade dos lojistas e seguindo o Estado e o decreto da cidade vizinha de Bagé, Hulha Negra atendeu as solicitações dos comerciantes. “Permaneceremos atentos as normativas estaduais e fatos diários, mas como não temos registros na cidade da doença, vamos ‘dando boca para o gateado’, reabrindo o comércio”, disse o gestor.

FISCALIZAÇÃO – O prefeito, porém, frisou que as medidas sanitárias devem ser cumpridas pelos lojistas. “A coisa é séria e rígida. Estamos dando oportunidade para o comércio que deve se organizar para reabrir. Tudo foi bem tratado e se for necessário, faremos reuniões com o comércio. Inclusive vamos ampliar a fiscalização, além da saúde, fiscais de tributos percorrerão o comércio para verificar se as medidas de higiene estão sendo tomadas, como uso de máscaras, álcool gel, distanciamento entre clientes, e higienização dos ambientes”, afirma Renato.

Conforme o decreto, o descumprimento de quaisquer medidas poderão incorrer em penalidades isoladas ou cumuladas, sendo advertência, multa, cassação do alvará de localização e funcionamento e interdição total da atividade.

SUSPENSOS – Continuam suspensas as aulas nas escolas municipais e escolas e cursos particulares, clubes sociais, campos, jogos e competições esportivas, casas de festas e eventos, festas de qualquer natureza (baladas, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações), atividades ao ar livre, visitação a praças e ginásios, cursos presenciais, casas noturnas, boates, centros culturais, bibliotecas, bares, academias, estúdios de Yoga e Pilates.

Comentários do Facebook