Comitê de meio ambiente e as ações de sustentabilidade

Ao debatermos sobre políticas públicas aqui em nossa coluna, abordamos a importância que elas possuem para a sustentabilidade de uma região, bem como a urgência da participação da sociedade civil na construção destas políticas.
Nos últimos dias Candiota deu mais um importante passo rumo a sustentabilidade de nosso município, mostrando a todos a relevância que esse tema tem dentro das pautas sociais. A partir da constituição do Comitê do Meio Ambiente, a sociedade poderá contribuir com ideias, planos e propostas de melhoria para a Secretaria de Meio Ambiente, bem como, para as demais Secretarias.
Apesar da constituição do Comitê do meio ambiente não atribuir a ele a responsabilidade única sobre o assunto, é esperado que tenhamos uma maior pluralidade de pensamentos, tornando ainda mais rica a troca de ideias e construção de propostas.
As novidades não param! Logo teremos a inauguração do Ecoponto, sendo a principal Central de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Ali poderão ser descartados: tampinhas de garrafa PET, as quais possuem um destino nobre e exclusivo, e plásticos em geral. Também contará com espaço para metais, papel e papelão. Esses resíduos foram escolhidos pois a cadeia de destino para cada um deles já está estruturada. Os demais resíduos, como vidro, madeira, óleo de cozinha, devem seguir nas demais coletas do município.
O Ecoponto já está instalado na praça da igreja, no centro do município de Candiota. Apesar de ser um projeto piloto, a esperança é que, a partir dele, outras ações sejam colocadas em práticas e que cada uma delas transforme o nosso em torno e reduza a nossa pegada ecológica.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook