Conservação da Biodiversidade

A biodiversidade é a variedade de vida na Terra e é fundamental para a sobrevivência humana. A conservação da biodiversidade inclui a proteção de habitats naturais, a conservação de espécies ameaçadas e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, entre outras iniciativas.

O Pampa Gaúcho é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Brasil, abrigando uma grande variedade de espécies de plantas e animais, sendo que algumas delas já ameaçadas de extinção: lobo-guará, gralha-azul e o tatu-bola, ao mesmo tempo que é uma região rica em aves, com cerca de 350 espécies registradas na região.

No entanto, a biodiversidade do Pampa é ameaçada diariamente por nossas intervenção com a natureza, seja através da
mineração, indústria, comercio, ou até atividades domesticas, as quais fragmentam e degradam os habitats naturais e à introdução de espécies exóticas invasoras.

Nesta linha, como sociedade, é preciso que seja debatido quanto as práticas de queimadas, principalmente no período de seca, as quais podem afetar a fauna e a flora do bioma e contribuir para o aquecimento global. Existem ainda o desmatamento, o qual pode ser uma das principais ameaças a nossa região, pois o corte da vegetação pode levar à erosão do solo, perda de biodiversidade e mudanças climáticas. Por fim, porem não menos importante, precisamos lidar com o descarte inadequado de resíduos, pois ele pode contaminar as águas subterrâneas e superficiais, afetando a fauna e a flora do bioma.

Importante termos em mente que sem a biodiversidade, a capacidade da Terra em fornecer recursos naturais para a sobrevivência humana seria limitada.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook