
Outros trechos da BR-293 possuem pedido para controle de velocidade, como no trevo da Vila Operária Foto: Arquivo TP
Em contato com a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Rio Grande do Sul (Dnit-RS) esta confirmou a retirada dos controladores de velocidade (populares pardais) que existiam nas imediações da entrada para o campus rural da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), junto a BR-293, em Bagé.
Conforme o Dinit-RS, o contrato de operação de controladores eletrônicos de velocidade junto à empresa Eliseu Kopp & Cia encerrou no último dia 14 de janeiro, sendo que os equipamentos estão sendo retirados pela empresa, que deverá restituir a faixa de domínio às suas condições originais.
Ainda segundo o Dnit-RS, já existe uma nova licitação concluída, através dos contratos do novo Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV) – TT-070/2018 e 071/2018, firmados junto à empresa Fotosensores. “A empresa irá instalar novos equipamentos de controle eletrônico de velocidade nos locais em que já existiam equipamentos atualmente, bem como, em novos locais, durante o ano de 2019”, assinala o Dnit-RS.
Quanto aos novos locais referidos pelo Dnit-RS, o TP tentou confirmar quais seriam esses trechos e se são junto a BR-293 – no trajeto Bagé-Pelotas, entretanto até o fechamento desta edição não havia confirmação. Há solicitações formais para instalação de pardais ou lombadas eletrônicas na Vila Operária, em Candiota; na Vila Umbús e nos dois trevos de entrada de Pinheiro Machado.