ELEIÇÕES 2020

Coordenações de campanha avaliam período eleitoral e divulgam programação da última semana

Os municípios estão a exatamente uma semana de conhecer seus novos representantes do Executivo e do Legislativo. Foram 45 dias em que os candidatos precisaram se reinventar devido à pandemia do novo coronavírus e tendo o distanciamento social como uma das formas eficientes de evitar a contaminação. A campanha do abraço, aperto de mão e olho no olho precisou, em algumas ocasiões, ser completamente substituída pelo contato apenas virtual. Um desafio para todos os envolvidos, mas uma grande chance de aproveitar outras possibilidades e explorar ainda mais o que a tecnologia oferece.

Nesta semana, o jornal fez contato com as coordenações de campanha de todos os candidatos a prefeito nos municípios de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. A intenção era uma avaliação sobre esse novo formato e a divulgação da programação das atividades de campanha nesses últimos sete dias que antecedem o pleito. Abaixo divulgamos o material recebido até o fechamento desta edição.

ADRIANO DOS SANTOS (PT) – Em busca da reeleição em Candiota, a Coligação Unidos por Candiota, Construindo com Você, formada pelos partidos PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB e representada por Adriano dos Santos e Gil Deison Lopes Pereira, vem trabalhando desde o dia 27 de setembro na campanha eleitoral. “Estamos trabalhando de uma maneira tranquila, levando propostas na residência de cada morador da zona urbana e da zona rural de forma transparente, sempre respeitando as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE)em relação às normas de segurança em razão da pandemia da Covid-19”, registraram. Na programação da última semana está a participação no debate promovido pela Rádio Interativa FM 104,9 neste sábado (7); uma carreata com concentração na Vila Operária a partir das 14h e logo após carromício na sede do município no domingo (8) e uma livemício a partir das 20hna próxima quinta-feira (12).

JOSÉ GIORDÂNI DORNELES (PSOL) – O candidato José Giordâni da Silva Dorneles, o Pimenta, concorre à majoritária em Candiota junto de Willian Vargas pelo PSOL. Para a reportagem, ele fez uma análise da campanha eleitoral que vem sendo realizada no município e ainda comentou sobre o debate promovido pelo Tribuna do Pampa e Rádio Hulha Negra entre os três candidatos a prefeito. “Nessa campanha estamos percebendo infelizmente a influência da máquina pública, do poder econômico e das pesquisas ilegais. Num contexto pandêmico, não fizemos campanha antecipada, carreatas e comícios, somente caminhadas com equipe reduzida e com todos os cuidados. O debate, em nossa opinião, foi razoável, pois mais precisamente no bloco 4 houve ilações entre as outras duas candidaturas, comprometendo um pouco o nível do debate. Ao final do debate, houve aglomeração em frente ao jornal, com descumprimento das regras. De nossa parte, identificamos problemas factuais do município e propomos soluções com embasamentos legais; buscando viabilizar o programa através do enxugamento da máquina política, invertendo essa lógica e investindo na população. Articular emendas parlamentares, recursos em ministérios, diversificar a matriz e apoiar novos empreendimentos na atual matriz produtiva”, registrou o próprio Pimenta.

LUIZ CARLOS FOLADOR (MDB) – Para o jornal, o próprio ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) passou seu relato. Ele concorre à majoritária candiotense com o candidato a vice-prefeito, Paulinho Brum Correa (PSDB). “Quero agradecer ao Jornal Tribuna do Pampa por ter realizado um debate de alto nível com os candidatos a prefeito. Em segundo lugar, a campanha está muito positiva, a recepção que estamos recendo é muito boa. Nas abordagens, nas caminhadas, nas casas e reuniões com vários grupos tanto no meio rural quanto no meio urbano, a recepção tem sido excelente. As lives têm sido muito positivas e estão tendo uma aceitação enorme. Neste momento estamos fazendo uma campanha adequada ao período que vivemos de uma pandemia – modesta, franciscana, sem uso de adesivos e carreatas, fazendo um trabalho ala Ildo Meneghetti, do tempo antigo e da boa política para que a gente possa apresentar as nossas propostas, ouvir os eleitores e aprender com eles. Nesse período, junto com o Paulinho, tenho aprendido muito e me considero preparado para ganhar as eleições e ser um bom prefeito, um prefeito para todos. Cuidando das crianças, jovens, adultos e principalmente dos idosos. Não tenho dúvida que nós iremos vencer este pleito e cuidaremos bem da cidade”, registrou.

Para a última semana, Folador disse estar programando a continuidade do trabalho com muita tranquilidade e sabedoria, estabelecendo diálogo com as pessoas, buscando os que ainda estão indecisos e apresentando as propostas. “Aproveito o momento para pedir escusas por não termos conseguido visitar todas as pessoas que estão nos solicitando, na medida do possível vamos fazer esse contato por telefone, WhatsApp, mensagens e nessa forma moderna. Também temos as lives, que têm sido muito positivas, o retorno, as mensagens e visualizações são enormes. Tenho certeza que estamos bem, tranquilos e vai dar certo, acredito que já deu. Oriento nossa militância a respeitar nossos adversários, não permitir que nenhum tipo de ofensa pessoal seja feita, não é do nosso feitio e jamais vai ser, buscar a união das pessoas e a solidariedade acima de tudo com aqueles que estão desempregados e passando necessidades básicas, porque em uma pandemia tudo muda e nós estamos adaptados a ela”, finalizou.

FERNANDO CAMPANI (PT) – Conforme relato da coordenação de campanha dos candidatos Fernando Campani (PT) e André Araújo (PDT), o Bexiga, fazer uma campanha eleitoral em tempos de pandemia foi algo desafiador e, visando manter a integridade física de todos, optaram por realizar reuniões de planejamento virtuais, possibilitando a participação ativa da coordenação e de todos os candidatos a vereadores e vereadoras da coligação Inovar para desenvolver Hulha Negra. Aproveitaram as lives para promover debates sobre os mais diversos temas de interesse dos munícipes, que contaram com grande participação popular, inclusive enviando sugestões, perguntas e propostas. Também realizaram roteiros de visitas nas famílias, plenárias e encontros com lideranças e as comunidades para levantamento de demandas e construção do plano de governo com participação de todos. “A coligação Inovar para Desenvolver Hulha Negra está cada vez mais feliz com o crescimento da campanha, desde o início o respeito e a igualdade foram e são pilares do nosso caminhar, principalmente para com a comunidade hulhanegrense. Priorizar o protagonismo da juventude, tanto do campo como da cidade, é um dos objetivos do nosso trabalho, envolver jovens na política significa alcançar sonhos hoje, sem deixar para amanhã. Assim, aconteceu nosso Motocaço, evento idealizado pela própria juventude, e foi animador ver a esperança da mudança em todos e todas que estiverem presentes junto com a gente. Candidatos a vereador e vereadora estão engajados na busca da vitória, construindo bases e grupos para jamais serem rompidos, afinal, essa coligação não quer atingir cargos, quer de verdade desenvolver o município como ele merece, de forma justa e igualitária”, repassaram.

Para o jornal, os candidatos Fernando Campani e André Bexiga fizeram questão de ressaltar que carregam a bandeira da paz e que nenhuma ação odiosa virá do lado deles. Nesta reta final, para o domingo (8) está marcada a Carreata da Mudança, com todas as medidas de proteção para evitar a disseminação do coronavírus. O candidato ao Executivo também irá participar, no dia 12, de um debate promovido pelo jornal Tribuna do Pampa em parceria com a Rádio Hulha Negra FM, a partir das 20h, na sede da rádio.

RENATO MACHADO (PP) – Em contato com o TP, a coordenação de campanha de Renato Machado (Progressistas) que concorre à reeleição ao lado de Igor Canto (PDT, atual vice-prefeito, disse que a campanha eleitoral da coligação “União por Hulha Negra” está em crescimento. “Estamos satisfeitos com os rumos da nossa campanha, que está transcorrendo de forma ordenada e respeitando as medidas sanitárias impostas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Estamos recebendo bastante apoio da comunidade, que está satisfeita com o trabalho já desempenhado pela atual administração”. Na última semana de campanha, a coligação tem programada uma carreata. Denominada Carreata da Vitória, a atividade está prevista para este domingo (8), a partir das 16h, com saída do bairro Floresta, sendo indispensável o uso de máscara e álcool em gel. Já no dia 12, o candidato a prefeito participa do debate organizado pela Rádio Hulha Negra FM em parceria com o jornal Tribuna do Pampa, a partir das 20h, na sede da rádio.

CARLOS BETIOLLO (PSDB) – De acordo com a coordenação de campanha de Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) e Danúbio Peres (PDT), que concorrem pela majoritária em Pinheiro Machado, estão ocorrendo visitas aos eleitores e o intuito é levar as propostas de acordo com a visão do município, sem críticas infundadas e, principalmente, com propostas e soluções viáveis para enfrentar e atender as atuais dificuldades. Segundo contaram, há o entendimento da urgência necessidade em resgatar a autoestima e tornar realidade os sonhos dos pinheirenses. “Em razão da eleição estar transcorrendo em meio a uma pandemia estamos tomando todas as providências de segurança pessoal com nossos candidatos e principalmente com os eleitores. Entendemos que a vida está acima de qualquer disputa e por isso temos conduzido nossa campanha com muito respeito para com o próximo, não abrindo mão de seguir todas as orientações de distanciamento social impostas pelas autoridades municipais da área da Saúde, pois reconhecemos o esforço e as medidas empreendidas até o momento para que vidas sejam preservadas e que os efeitos negativos desta pandemia sejam os menores possíveis em nosso município”, registraram em nota.

Foi criado o site www.betiolo45.com.br, onde está disponível o plano de governo, além de uma pequena biografia dos candidatos a prefeito, vice-prefeito, a nominata completa dos candidatos a vereador e o espaço Fale Conosco. “A campanha tem sido feita de forma simples, transparente e com muito carinho, ouvindo as dificuldades e os anseios das pessoas, com empatia e respeito. Nossos candidatos e candidatas a vereador estão desempenhando um papel muito importante nesta campanha política, pois são eles que, em primeiro lugar, levam informações e propostas relacionadas com à nossa candidatura. Também entendemos que as redes sociais terão um papel muito importante na campanha eleitoral, mas não abrimos mão do contato olho no olho, da proximidade, do afeto e o carinho recebido das pessoas por onde passamos durante esse período”.

Comentários do Facebook