MEIO AMBIENTE

Daeb finaliza primeira etapa do desassoreamento nos arroios de Bagé

Trabalho ambiental teve custo superior a R$ 400 mil Foto: Deividi Leonel/Especial TP

Após quatro meses de trabalho, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) concluiu a primeira fase do desassoreamento dos arroios nos principais pontos de alagamento da cidade. A limpeza contemplou mais de dois mil metros de extensão, distribuídos entre os seguintes locais: pontes da Ernesto Médici, São Carlos, Monteiro Alves, Passo do Onze, Arvorezinha, avenida General Artigas e Anel Rodoviário, além das regiões do Castro Alves, Panela do Candal e Escola Bradesco. A iniciativa abrangeu trechos do Arroio da Tábua, Bagé e Gontan.

O investimento total do Daeb no desassoreamento destes 10 pontos foi superior a R$ 400 mil. “Consideramos como uma das nossas principais ações nos últimos anos de preservação dos corpos hídricos do município e de prevenção de enchentes e alagamentos, decorrentes da obstrução da passagem de água da chuva”, destaca Jorge Duarte, superintendente operacional do Daeb.

Após o desassoreamento, alguns locais são contemplados com a instalação de Ecobarreiras, como na Ponte da Ernesto Médici. A barreira ecológica, confeccionada com bombonas recicladas e rede de cordas, também será instalada no Arroio Bagé, na região do Passo do Onze, buscando conter o lixo flutuante.

Por fim, o Daeb faz novamente um apelo para que a comunidade não realize o descarte indevido de resíduos sólidos nos arroios, como garrafas pet, móveis, restos de poda de árvores, entre outros materiais, a fim de manter todo o trabalho realizado pela autarquia, que foi custeado com a arrecadação das tarifas pagas mensalmente pela população.

Comentários do Facebook